Didactic activities in the laboratory PRONTO3D
a teaching-by-project approach using laser cutting and 3D printing
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48592Keywords:
Design teaching, PrototypingAbstract
This work aims to share the teaching practices of the Prototyping discipline, with the goal of disseminating strategies that can encourage the application of digital-mediated materialization. To achieve this, two teaching processes per project carried out within the Pronto3D, laboratory, which supports the aforementioned discipline. As a result, the project stages are presented in a systematic manner, utilizing laser cutting for the development of a full-scale bench and a 3D printer for the production of a lamp. Ultimately, it is believed that these proposed activities significantly contribute to the development of technical skills that are inherent in Product Design profession.
Downloads
References
CAMPOS, Luiz Carlos de; SILVA, J. M. Aprendizagem Baseada em projetos: uma nova abordagem para a Educação em Engenharia. Blumenau: Cobenge, 2011.
CELANI, Gabriela et al. Imprimindo ideias: viabilização do uso de impressoras para maquetes arquitetônicas. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN (GRAPHICA). 2007.
CELANI, Gabriela et al. Técnicas de fabricação digital e prototipagem rápida para a confecção de modelos. In: 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. 2008.
DORST, K., & CROSS, N. (2001). Creativity in the design process: Co-evolution of problem–solution. Design Studies, 22(5), 425-437. https://doi.org/10.1016/S0142-694X(01)00009-6 DOI: https://doi.org/10.1016/S0142-694X(01)00009-6
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.
GORNI, A. A. Prototipagem rápida: o que é, quem faz e por que utilizá-la. Revista do Plástico Industrial. São Paulo: Aranda Editora. Ano III, N° 31, março, p. 230-239, 2001.
JACOBS, P. F. Rapid prototyping & manufacturing: fundamentals of stereolithography: Society of Manufacturing Engineers. Dearborn - MI, 1992. 434p.
MARKHAM, T., LARMER, J. RAVITZ, J. Aprendizagem baseada em projetos. Artmed, Editora S/A, Porto Alegre, 2008.
MEDEIROS, I. L. A materialização digital e sua sistematização no processo de desenvolvimento de produtos. Florianópolis: UFSC 2016. 197p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Design. Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.132-133
OXMAN, Rivka. Thinking difference: Theories and models of parametric design thinking. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2017.06.001
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico - 2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
PRONTO3D. Disponível em: <https://pronto3d.sites.ufsc.br/>. Acesso em: 06 de julho de 2023.
PUPO, Regiane Trevisan. A inserção da PROTOTIPAGEM E FABRICAÇÃO DIGITAIS no processo de projeto: um novo desafio para o ensino de arquitetura. Campinas, 2009. 237f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/>
REHG, J. A.; KRAEBBER, H. W. Computer-integrated manufacturing. New Jersey: Prentice Hall, 2005. 574 p
SASS, L. Materializing design: the implications of rapid prototyping in digital design. Design Studies, 2006. v.27, n.3, p.325-355. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2005.11.009
SAURA, C. E. Aplicação da prototipagem rápida na melhoria do processo de desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas. Campinas, 2003. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas.
SCHON, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
______. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: Nóvoa, A. (Org.), Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1997.
SIMON, H. A. The Sciences of the artificial. 3.ed. Cambridge: MIT Press, 1996
VISSER, Willemien. The cognitive artifacts of designing. CRC Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.1201/9781482269529
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Lorena Costa Souza, Lucas Tavares Porto, Ivan Medeiros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.