El diseño como agente de transformación social

La experiencia de formar jóvenes aprendices

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48096

Palabras clave:

diseño social, economia creativa, joyas, capacitación

Resumen

La creciente tasa de desempleo y el mercado laboral cada vez más exigente crean desafíos y barreras que pueden ser, en cierto modo, insuperables para las personas que viven en condiciones de vulnerabilidad social, lo que lleva a trabajos precarios o marginación. El diseño social puede identificar potencialidades y dialogar con los actores involucrados para buscar soluciones sociales innovadoras asociadas a políticas educativas y acciones afirmativas. Este proyecto se realizó con jóvenes institucionalizados en vulnerabilidad social, con el objetivo de promover acciones de formación profesional para la elaboración de productos de joyería y accesorios, atendiendo al mercado local. Los resultados mostraron no solo el éxito del aprendizaje, sino también el surgimiento de una cultura de emprendimiento, compromiso y aumento de la autoestima.

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Biografía del autor/a

Bruno Montanari Razza, Universidade Estadual de Maringá- UEMCampus Cianorte

Possui graduação em Desenho Industrial pela UNESP (2004), mestrado em Desenho Industrial pela UNESP (2007), com pesquisa em biomecânica ocupacional, e doutorado em Design pela UNESP, com pesquisa em usabilidade e experiência do usuário. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando como professor e pesquisador desde 2008. Tem experiência nas áreas de Design e Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Experiência do Usuário, Usabilidade, Design Emocional, Design Inclusivo, Projeto de Produto, Metodologias de Design e Inovação, Ensino de Design, Biomecânica Ocupacional, Segurança do Trabalho, Ergonomia Ambiental, Análise Ergonômica do Trabalho. Atua como avaliador de cursos do INEP - MEC. Na gestão universitária, foi coordenador do curso de design (UEM) por 6 anos (2010-2012 e 2014-2018), chefe da Divisão de Planos e Informações na Pro-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e atualmente atua como encarregado do setor de projetos no Escritório de Cooperação Internacional da UEM.

Cristina do Carmo Lucio Beherril el Kattel, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Desenho Industrial (Projeto de Produto) :. Mestre em Desenho Industrial :. Doutora em Design (linha de pesquisa em Ergonomia). Líder de três grupos de pesquisa no Diretório de Grupos do CNPq [ Pesquisas para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação . Fab Lab Design UEM ] . [ Ergonomia e Usabilidade de Produtos ] . [ Pesquisa e Desenvolvimento em Joalheria ] .:. Assessora ad-hoc da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná .:. Assessora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP .:. Professora Associada da UEM, atuando no Curso de Design desde 2007 .:. Atualmente Coordenadora do PRO FAB LAB - Programa de Desenvolvimento Tecnológico & Inovação e Pré-Incubadora [ vinculado ao convênio 014/2021 financiado pela FAPPR ] .:. Membro Titular do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - CMCTI de Cianorte .:. Titular do CMCTI de São Manoel do Paraná .:. ​Representante do Fórum de Política de Pesquisa e Pós-graduação da UEM .:. ​Representante do Comitê de Núcleos e Programas - CNP da UEM .:. ​Coordenadora de Extensão Curricular do curso de Design da UEM .:. Possui 3 patentes depositadas, sendo 2 concedidas pelo INPI.

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Publicado

2023-11-06

Cómo citar

Razza, B. M., & Lucio Beherril el Kattel, C. do C. (2023). El diseño como agente de transformación social: La experiencia de formar jóvenes aprendices. Projetica, 14(2), 41. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48096

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

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