Design as a transformation engine in the society

The experience of professional training of young apprentices

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48096

Keywords:

Social Design, creative economy, Jewel design, accessories, professional training

Abstract

The rising unemployment rate and the labor market highly demanding impose challenges and barriers that can be somewhat insurmountable for people living in conditions of social vulnerability, often leading to precarious working conditions or to marginality. The social design approach can identify potentialities and dialogue with the actors involved to seek innovative social solutions associated with education and affirmative public policies. This project was carried out with institutionalized young people in condition of social vulnerability, with the objective of promoting professional training actions for the production of jewelry and accessories products to attend the local market. The results showed not only the success of learning, but also the emergence of the culture of entrepreneurship, engagement and increased self-esteem.

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Author Biographies

Bruno Montanari Razza, Universidade Estadual de Maringá- UEMCampus Cianorte

Possui graduação em Desenho Industrial pela UNESP (2004), mestrado em Desenho Industrial pela UNESP (2007), com pesquisa em biomecânica ocupacional, e doutorado em Design pela UNESP, com pesquisa em usabilidade e experiência do usuário. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando como professor e pesquisador desde 2008. Tem experiência nas áreas de Design e Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Experiência do Usuário, Usabilidade, Design Emocional, Design Inclusivo, Projeto de Produto, Metodologias de Design e Inovação, Ensino de Design, Biomecânica Ocupacional, Segurança do Trabalho, Ergonomia Ambiental, Análise Ergonômica do Trabalho. Atua como avaliador de cursos do INEP - MEC. Na gestão universitária, foi coordenador do curso de design (UEM) por 6 anos (2010-2012 e 2014-2018), chefe da Divisão de Planos e Informações na Pro-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e atualmente atua como encarregado do setor de projetos no Escritório de Cooperação Internacional da UEM.

Cristina Lucio, State University of Maringa

Bacharel em Desenho Industrial (Projeto de Produto) :. Mestre em Desenho Industrial :. Doutora em Design (linha de pesquisa em Ergonomia). Líder de três grupos de pesquisa no Diretório de Grupos do CNPq [ Pesquisas para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação . Fab Lab Design UEM ] . [ Ergonomia e Usabilidade de Produtos ] . [ Pesquisa e Desenvolvimento em Joalheria ] .:. Assessora ad-hoc da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná .:. Assessora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP .:. Professora Associada da UEM, atuando no Curso de Design desde 2007 .:. Atualmente Coordenadora do PRO FAB LAB - Programa de Desenvolvimento Tecnológico & Inovação e Pré-Incubadora [ vinculado ao convênio 014/2021 financiado pela FAPPR ] .:. Membro Titular do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - CMCTI de Cianorte .:. Titular do CMCTI de São Manoel do Paraná .:. ​Representante do Fórum de Política de Pesquisa e Pós-graduação da UEM .:. ​Representante do Comitê de Núcleos e Programas - CNP da UEM .:. ​Coordenadora de Extensão Curricular do curso de Design da UEM .:. Possui 3 patentes depositadas, sendo 2 concedidas pelo INPI.

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Published

2023-11-06

How to Cite

Razza, B. M., & Lucio Beherril el Kattel, C. do C. (2023). Design as a transformation engine in the society: The experience of professional training of young apprentices. Projetica, 14(2), 41. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48096

Issue

Section

Design: Educação, Cultura e Sociedade