Jerarquía informativa

un análisis de las etiquetas de los vinos a través de la comunicación visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.47484

Palabras clave:

Etiquetas de Vino, Comunicación visual, Diseño, Tradición

Resumen

Este artículo está dedicado a la investigación de las narrativas de los envases a través del diseño. Para ello, se realizó un análisis de las etiquetas de los vinos, enfocándose en la interconexión de información técnica y elementos de comunicación visual. Los resultados de la investigación orientaron la reflexión hacia las dinámicas de significado que se relacionan con las nociones subjetivas de la experiencia, desde los sabores hasta las diferentes tradiciones de la vitivinicultura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Leite, UFPE - CAA

Graduando em Design pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste. Pesquisador voluntário do PIBIC com ênfase em design gráfico, comunicação visual e terroir. Participante e Co-Representante do Programa de Educação Tutorial (PET) - PET Infoinclusão - da UFPE. Componente do corpo editorial da Revista Interritórios do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) do Centro Acadêmico do Agreste - CAA.

Ana Carolina de Moraes Andrade Barbosa, UFPE - CAA

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta do Curso de Design do Campus do Agreste da UFPE, Doutora pelo PPG Design da UFPE, Mestre em Desenvolvimento Urbano pela mesma instituição e Designer formada na Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE/CA e coordena pesquisa e extensão nas áreas que relacionam design com cultura, cidades, produção artesanal e território. Autora do livro: Imagem, Paisagem e Situação: uma apreensão do design na cidade.

Citas

ALVES, Éderson Rafael Rodrigues. A identidade gráfica dos rótulos de cachaça pernambucanos. 2015. Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.

CALVER, Giles. O que é design de embalagens? Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

CASTRO, Claudia. Phósphoros: Rótulos com história. 2013. Tese de Doutorado.

COSTA, Alessandro Ferreira et al. Tipografia: panorama evolutivo histórico e tecnológico. Brasil, 2009. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2541. Acesso em: 22 dez. 2021.

COSTA, Bruna Machado. A comunicação gráfica nos rótulos de vinhos tintos: uma abordagem a marcas da Região do Alto Douro. Porto, 2016. Tese de Doutorado. [sn].

COUTINHO, Solange. O sistema informacional nos rótulos comerciais de cachaça em Pernambuco (1940-1970). Imagens Comerciais de Pernambuco: ensaios sobre efêmeros da Guaianases. Silvio Barreto Campello, Isabela Aragão, Org. Recife: Néctar, 2011.

DECANTER WORLD WINE AWARDS. Disponível em: https://awards.decanter.com/DWWA/any/search/wines?competitionType=DWWA. Acesso em jan. 2022.

DONDIS, Dondis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

EAMBROSIA. The EU geographical indications register. 2022. Disponível em: https://ec.europa.eu/info/food-farming-fisheries/food-safety-and-quality/certification/quality-labels/geographical-indications-register/. Acesso em: setembro de 2022.

FRAGA, Luiza Serpa. Uma abordagem ao design de rótulos de Vinho do Porto do século XXI: caso Sandeman. 2020. Tese de Doutorado.

GONÇALVES, Ricardo. Os rótulos do barão. Disponível em: https://www.rbgvinhos.com.br/blog/ros-rotulos-do-barao. Acesso em: outubro de 2021.

GRIZZO, Arnaldo. Os 10 rótulos que marcaram a história do vinho. 2019. Disponível em: https://revistaadega.uol.com.br/artigo/os-10-rotulos-que-marcaram-historia-do-vinho_10457.html. Acesso em: outubro de 2021.

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

IBGE. Censo Agro - Mapa de Indicações Geográficas no Brasil. 2019. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/2013-agencia-de-noticias/releases/25216-mapa-das-indicacoes-geograficas.html. Acesso em: setembro de 2022.

KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

LUPPE, Marcos Roberto; DE ANGELO, Cláudio Felisoni. Componentes dos Preços dos Vinhos Brasileiros, Argentinos e Chilenos: uma análise de preços hedônicos. REGE Revista de Gestão, v. 12, n. 4, p. 89-99, 2005.

MATOS, Lucas Pereira; CARDOSO, Monithelle da Silva; SANTOS, Flávia Martins dos. A imagem como ferramenta da comunicação contemporânea. Goiânia, GO, 2014. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/centrooeste2014/resumos/R41-0129-1.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.

SIMÕES, Lucas. Aprenda a decifrar os rótulos dos vinhos e não erre na escolha. 2019. Disponível em: https://blog.famigliavalduga.com.br/aprenda-a-decifrar-os-rotulos-dos-vinhos-e-nao-erre-na-escolha/. Acesso em: outubro de 2021.

SITTA, Rodrigo. Herederos del Marques de Riscal – História e Degustação. 2020. Disponível em: https://vaocubo.com/2020/09/21/marques-de-riscal/. Acesso em: outubro de 2021.

Publicado

2023-11-06

Cómo citar

Leite, P., & de Moraes Andrade Barbosa, A. C. (2023). Jerarquía informativa: un análisis de las etiquetas de los vinos a través de la comunicación visual. Projetica, 14(2), 24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.47484

Número

Sección

Design Grafico: Imagem e Mídia

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.