Informational hierarchy

an analysis of wine labels through visual communication

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.47484

Keywords:

Wine Labels, Visual Communication, Design, Tradition

Abstract

This article is dedicated to the investigation of packaging narratives through design. For this purpose, an analysis of wine labels was made, focusing on the interconnection of technical information and elements of visual communication. The research results directed reflection towards the dynamics of meaning that are related with the subjective notions of the experience, from the flavors to different traditions of the vitiviniculture.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Pedro Leite, UFPE - CAA

Graduando em Design pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste. Pesquisador voluntário do PIBIC com ênfase em design gráfico, comunicação visual e terroir. Participante e Co-Representante do Programa de Educação Tutorial (PET) - PET Infoinclusão - da UFPE. Componente do corpo editorial da Revista Interritórios do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) do Centro Acadêmico do Agreste - CAA.

Ana Carolina de Moraes Andrade Barbosa, UFPE - CAA

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta do Curso de Design do Campus do Agreste da UFPE, Doutora pelo PPG Design da UFPE, Mestre em Desenvolvimento Urbano pela mesma instituição e Designer formada na Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE/CA e coordena pesquisa e extensão nas áreas que relacionam design com cultura, cidades, produção artesanal e território. Autora do livro: Imagem, Paisagem e Situação: uma apreensão do design na cidade.

References

ALVES, Éderson Rafael Rodrigues. A identidade gráfica dos rótulos de cachaça pernambucanos. 2015. Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.

CALVER, Giles. O que é design de embalagens? Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

CASTRO, Claudia. Phósphoros: Rótulos com história. 2013. Tese de Doutorado.

COSTA, Alessandro Ferreira et al. Tipografia: panorama evolutivo histórico e tecnológico. Brasil, 2009. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2541. Acesso em: 22 dez. 2021.

COSTA, Bruna Machado. A comunicação gráfica nos rótulos de vinhos tintos: uma abordagem a marcas da Região do Alto Douro. Porto, 2016. Tese de Doutorado. [sn].

COUTINHO, Solange. O sistema informacional nos rótulos comerciais de cachaça em Pernambuco (1940-1970). Imagens Comerciais de Pernambuco: ensaios sobre efêmeros da Guaianases. Silvio Barreto Campello, Isabela Aragão, Org. Recife: Néctar, 2011.

DECANTER WORLD WINE AWARDS. Disponível em: https://awards.decanter.com/DWWA/any/search/wines?competitionType=DWWA. Acesso em jan. 2022.

DONDIS, Dondis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

EAMBROSIA. The EU geographical indications register. 2022. Disponível em: https://ec.europa.eu/info/food-farming-fisheries/food-safety-and-quality/certification/quality-labels/geographical-indications-register/. Acesso em: setembro de 2022.

FRAGA, Luiza Serpa. Uma abordagem ao design de rótulos de Vinho do Porto do século XXI: caso Sandeman. 2020. Tese de Doutorado.

GONÇALVES, Ricardo. Os rótulos do barão. Disponível em: https://www.rbgvinhos.com.br/blog/ros-rotulos-do-barao. Acesso em: outubro de 2021.

GRIZZO, Arnaldo. Os 10 rótulos que marcaram a história do vinho. 2019. Disponível em: https://revistaadega.uol.com.br/artigo/os-10-rotulos-que-marcaram-historia-do-vinho_10457.html. Acesso em: outubro de 2021.

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

IBGE. Censo Agro - Mapa de Indicações Geográficas no Brasil. 2019. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/2013-agencia-de-noticias/releases/25216-mapa-das-indicacoes-geograficas.html. Acesso em: setembro de 2022.

KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

LUPPE, Marcos Roberto; DE ANGELO, Cláudio Felisoni. Componentes dos Preços dos Vinhos Brasileiros, Argentinos e Chilenos: uma análise de preços hedônicos. REGE Revista de Gestão, v. 12, n. 4, p. 89-99, 2005.

MATOS, Lucas Pereira; CARDOSO, Monithelle da Silva; SANTOS, Flávia Martins dos. A imagem como ferramenta da comunicação contemporânea. Goiânia, GO, 2014. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/centrooeste2014/resumos/R41-0129-1.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.

SIMÕES, Lucas. Aprenda a decifrar os rótulos dos vinhos e não erre na escolha. 2019. Disponível em: https://blog.famigliavalduga.com.br/aprenda-a-decifrar-os-rotulos-dos-vinhos-e-nao-erre-na-escolha/. Acesso em: outubro de 2021.

SITTA, Rodrigo. Herederos del Marques de Riscal – História e Degustação. 2020. Disponível em: https://vaocubo.com/2020/09/21/marques-de-riscal/. Acesso em: outubro de 2021.

Published

2023-11-06

How to Cite

Leite, P., & de Moraes Andrade Barbosa, A. C. (2023). Informational hierarchy: an analysis of wine labels through visual communication. Projetica, 14(2), 24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.47484

Issue

Section

Design Grafico: Imagem e Mídia