Processos lentos experimentais:

estímulos à prática-reflexiva no ensino contemporâneo de design gráfico

Autores/as

  • Ana Alencar Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Barbara Necyk Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-7352-9170

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p201

Palabras clave:

Ensino de design;, Sociedade capitalista;, Processos lentos experimentais.

Resumen

O presente artigo propõe uma análise e reflexão sobre o valor das abordagens pedagógicas no campo do design que priorizam processos lentos experimentais, respeitando o tempo necessário à maturação de uma prática-reflexiva construída no diálogo entre mão e cabeça. Tendo como objeto de estudo os resultados obtidos em um exercício de colagem com ênfase em processos híbridos, nos quais se observa uma complementaridade entre tecnologias analógicas e digitais, este trabalho articula relações entre questões suscitadas por esta experiência e referenciais teóricos que problematizam o ritmo acelerado de nossa sociedade capitalista e endossam a relevância de um modelo de ensino baseado na aprendizagem através do fazer e do pensar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Alencar, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Barbara Necyk, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Citas

BONSIEPE, G. Design como prática de projeto. São Paulo: Blucher, 2012.

BOMFIM, G. A. Fundamentos de uma Teoria Transdisciplinar do Design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design, vol. 5, n.º 2, p. 27-41, dez 1997.

FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

GUATTARI, F; ROLNIK, S. Micropolíticas: Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 2005.

HAN, B-C. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2019.

LUPTON, E.; PHILLIPS, J. C. Novos fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Management information systems: new approaches to organization & technology. 5th ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Introdução à semiótica: passo a passo para compreender os signos e a significação. São Paulo: Paulus, 2017.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SENNETT, R. O Artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.

Archivos adicionales

Publicado

2022-12-23

Cómo citar

Alencar, A., & Necyk, B. (2022). Processos lentos experimentais:: estímulos à prática-reflexiva no ensino contemporâneo de design gráfico. Projetica, 13(3), 201–219. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p201

Número

Sección

Edição especial P&D 2022

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.