Processos lentos experimentais:

estímulos à prática-reflexiva no ensino contemporâneo de design gráfico

Autores

  • Ana Alencar Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Barbara Necyk Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-7352-9170

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p201

Palavras-chave:

Ensino de design;, Sociedade capitalista;, Processos lentos experimentais.

Resumo

O presente artigo propõe uma análise e reflexão sobre o valor das abordagens pedagógicas no campo do design que priorizam processos lentos experimentais, respeitando o tempo necessário à maturação de uma prática-reflexiva construída no diálogo entre mão e cabeça. Tendo como objeto de estudo os resultados obtidos em um exercício de colagem com ênfase em processos híbridos, nos quais se observa uma complementaridade entre tecnologias analógicas e digitais, este trabalho articula relações entre questões suscitadas por esta experiência e referenciais teóricos que problematizam o ritmo acelerado de nossa sociedade capitalista e endossam a relevância de um modelo de ensino baseado na aprendizagem através do fazer e do pensar.

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Biografia do Autor

Ana Alencar, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Barbara Necyk, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Alencar, A., & Necyk, B. (2022). Processos lentos experimentais:: estímulos à prática-reflexiva no ensino contemporâneo de design gráfico. Projetica, 13(3), 201–219. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p201

Edição

Seção

Edição especial P&D 2022

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