Práticas de design em contexto educativo como dispositivos de agenciamento de poderes, saberes e subjetividades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p184

Palabras clave:

Design, Educação, Dispositivo

Resumen

Neste artigo, apresentamos conceitos e experiências tecidos no âmbito do guarda-chuva de pesquisa do Grupo de Pesquisa Design & Escola. Com o objetivo de investigar e elencar conceitos pertinentes às práticas de design em contexto educativo, buscamos oportunizar o uso do pensamento projetual/design em interações de ensino-aprendizagem que além instigantes, se tornassem dispositivos de agenciamento de poderes, saberes e produção de modos de subjetivação. Neste artigo, procuramos intercalar conceitos que colaboram para documentar um campo do design que busca desenvolver estratégias metodológicas para o alargamento de pesquisas e projetos de design implicados nos múltiplos e inventivos espaços de aprendizagem. Iniciamos com uma revisão de conceitos e em seguida apresentamos aspectos metodológicos das formas como esses conceitos estão sendo explorados em nossos trabalhos.

Biografía del autor/a

Bianca Martins, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Victor Silba, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

André Coutinho, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-12-23

Cómo citar

Martins, B., Silba, V., & Coutinho, A. (2022). Práticas de design em contexto educativo como dispositivos de agenciamento de poderes, saberes e subjetividades. Projetica, 13(3), 184–200. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p184

Número

Sección

Edição especial P&D 2022