O design do medo

Uma análise de recursos utilizados em produtos de terror

Autores/as

  • Caroline Urbainski Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). https://orcid.org/0009-0000-7888-3008
  • Rafael Marques de Albuquerque Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.46081

Palabras clave:

Terror, Design de Narrativa, Análise documental, Medo

Resumen

O medo vem ganhando cada vez mais espaço no entretenimento, seja no cinema, literatura ou até mesmo na área de jogos, sejam eles digitais ou não. Nesse artigo, será abordado o porquê o medo está presente em certas obras e porquê ele é tão prazeroso, considerando que trata-se de um mecanismo de defesa do corpo. O artigo pretende contribuir com recursos de design para gerar terror ou horror no público com análises de obras do gênero.

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Biografía del autor/a

Caroline Urbainski, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Bacharel em Design na linha de formação em Design de Jogos e Entretenimento Digital pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Rafael Marques de Albuquerque, Universidade do Vale do Itajaí

Professor no curso de Design de Jogos e Entretenimento Digital da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Concluiu PhD (Philosophy Doctor) em educação pela Universidade de Nottingham (Reino Unido) (2016), Mestrado em Design e Expressão Gráfica (2011) e Bacharel em Design com Habilitação em Design Gráfico (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2008 pesquisa aproximações entre jogos digitais e educação, e entre seus temas de interesse estão game design, design de narrativas para jogos, jogos educativos e sérios, jogos digitais e sociedade, criação de jogos em escolas, diferenças individuais nos modos de jogar, mídia educação e pegagogia crítica.

Citas

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Publicado

2023-11-06

Cómo citar

Urbainski, C., & Marques de Albuquerque, R. (2023). O design do medo: Uma análise de recursos utilizados em produtos de terror. Projetica, 14(2), 30. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.46081

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade