Uso sustentável de bambu em Design - Estudo de caso de protótipos de sousplat com uso de resíduo de bambu
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p98Palabras clave:
Design, Sustentabilidade, Inovação, BambuResumen
Estudos científicos afloram em diversas áreas do conhecimento na busca de soluções sustentáveis para os processos produtivos convencionais, considerando a análise do ciclo de vida dos produtos. O bambu pode ser considerado uma real fonte sustentável, pois integra os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Essa matéria-prima é tida como uma das maiores fontes renováveis de biomassa, sendo um substituto para a madeira. O objetivo deste estudo foi elaborar o projeto e realizar a produção do protótipo físico de um utensílio de cozinha, o sousplat, atendendo a demanda por produtos (mais) sustentáveis e a necessidade de novos produtos com design agregado para a Associação Agroecológica Viverde, do Assentamento do Horto Aimorés, de Bauru, SP. Os processos metodológicos se deram a partir da definição do produto a ser desenvolvido, em seguida houve uma revisão bibliográfica a respeito do bambu e sua aplicabilidade e os temas que cercam este assunto, desde aspectos relacionados a sustentabilidade de materiais até ciclo de vida dos produtos produzidos a partir de bambu e seus resíduos. O processo de desenvolvimento do projeto conceitual do sousplat teve início na análise de produtos similares e os materiais aplicados a esses, como também se deu analisando a estrutura do bambu. Observando suas características morfológicas estruturais, sua formação e seu arranjo celular, estabeleceu-se uma correlação entre o formato destas células e do sousplat convencional, ao mesmo tempo em que definiu-se o emprego de chapas de resíduo de bambu (aglomerado de bambu) e anéis obtidos a partir de colmos residuais de bambu in natura como a matéria-prima ideal. Obtidos os protótipos e entregue à Viverde juntamente com os projetos, o trabalho científico atingiu uma conquista adicional com o emprego de anéis de colmos residuais de bambu in natura e resíduos para a produção do sousplat, reafirmando a Associação Viverde no contexto da sustentabilidade, uma tendência mundial e inovadora. A reutilização do bambu, na forma de resíduos, atenua e pode solucionar o problema de acúmulo de resíduo, no galpão da Associação Viverde, decorrente da produção de outros objetos a base de bambu.
Descargas
Citas
BATTISTELLE, R. A. G.; VALARELLI, I. D.; SANTOS, M. F. N. Compósitos com resíduos de bambu, celulose e papel e Tetra Pak com aplicação em design de produtos. Revista Madeira e Arquitetura & Engenharia, v. 16, n. 6, p. 1-12, 2005.
CARVALHO, M. R. O.; VALARELLI, I. D. D.; VISNARDI, O. C. Avaliação do comportamento das chapas aglomeradas de bambu e Pinus em relação ao teor de umidade, absorção de água e inchamento em espessura”, In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP, São José do Rio Preto, 2006. Disponível em: http//prope.unesp.br/xxi_cic. Acesso em:22 de março de 2015.
COSTA, C. C.; FERNANDES, A. A. A sustentabilidade como caminho. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO DESIGN, ENGENHARIA E GESTÃO PARA A INOVAÇÃO,2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2012.
GHAVAMI, K.; MARINHO, A. B. Propriedades físicas e mecânicas do colmo inteiro do bambu da espécie Guadua angustifólia. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 9, n.1, p. 107-114, 2005.
LOPES, Hidalgo O. Bamboo the gift of the gods. Bogotá: D'Vinni Ltda, 2003.
KRAVCHENKO, G. A.; FERREIRA, E. M.; PASQUALETTO, A. Utilização de Resíduos do Processamento de Chapas Laminadas de Bambu para Produção de Chapas Recompostas. INTERNATIONAL WORKSHOP | ADVANCES IN CLEANER PRODUCTION – ACADEMIC WORK, INTEGRATING CLEANER PRODUCTION INTO SUSTAINABILITY STRATEGIES, 4., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo, 2013. p. 1-8
MAIA, P. B.; DIAS, N. A inspiração biológica no design de novos modelos de interação. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO DESIGN, ENGENHARIA E GESTÃO PARA A INOVAÇÃO, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2012.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2002. p. 368.
MARINHO, N. P.; NASCIMENTO, E. M.; NISGOSKI, S.; VALARELLI, I. D. Some physical and mechanical properties of mediumdensity fiberboard made from giant bamboo. Materiais Research, São Carlos, v. 16, n. 6, p.1-6, 2013.
PAPANEK, V. Arquitetura e design: ecologia e ética. Lisboa: Edições 70, 1995. p. 256. 1995.
Parra, P. Design Simbólico: Cultura Projectual, Sistemas Biológicos e Sistemas Tecnológicos. 2007. Tese (Doutorado) - Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Lisboa, 2007.
PEREIRA, M. A. R.; RAMOS, B. P. F. Curvatura de Bambu Laminado Colado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11., 2014, Gramado. Anais..., 2014. v . 1, p. 2044-2055.
STEIGLEDER, A. P.; OLIVEIRA, M. A. A, DUARTE, L.; RÜTHSGHILLING, E. A.; ROLDO, L. Interpretação e inspiração biônica da planta Salvínia Molesta no Design de produtos. CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo, 2010
VALARELLI, I. D.; BATTISTELLE, R. A. G.; GONÇALVES, M. T. T.; SAMPAIO, R. M. A avaliação de propriedades física e mecânicas de chapas aglomeradas de partículas de colmo e folha caulinar de bambu Dendrocalamus giganteus. Revista Madeira e Arquitetura & Engenharia, v. 24, n. 10, p.63-75, 2009.
VALARELLI, I. D.; BATTISTELLE, R. A. G.; BUENO, M. A. P.; BEZERRA, B. S.; CAMPOS, C. I.; ALVES, M. C. S. Physical and mechanical properties of particleboard bamboo waste bonded with urea formaldehyde and castor oil based adhesive. Matéria, Rio de Janeiro, v. 19, n.1, p.1-7. 2014,
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.