Artefatos culturais

A narrativa do vocabulário franciscano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48376

Palavras-chave:

vocabulários, simbolismo, franciscano, semântica

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento iconográfico da figura de São Francisco de Assis – santo da religião católica, que protagonizou uma revolução na maneira de sentir e de representar o mundo exterior, sugerindo um novo jogo de emblemas e atributos figurativos para representar a religião cristã. O levantamento atuou como suporte para a discussão do design e da história da arte, para reconhecer os sentidos atribuídos no estabelecimento da configuração dos artefatos sacros e culturais.

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Biografia do Autor

Laís Soares Pereira Simon, UDESC

Graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2010) e em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013). Pós-graduada em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e em Conservação e Restauração de Arte Sacra pelo Templo da Arte (2019). Mestre em Teoria e História das Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Atualmente cursa doutorado em Design - na linha de pesquisa de interface e interações cognitivas, pela UDESC. Atua principalmente na área de conservação e restauração de bens móveis e integrados, com enfase em patrimônio religioso.

Alexandre Amorim dos Reis, UDESC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2003)
Professor Associado 10 da Universidade do Estado de Santa Catarina , Brasil

Célio Teodorico dos Santos , UDESC

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2009)
Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina , Brasil

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

Soares Pereira Simon, L., Amorim dos Reis, A., & Teodorico dos Santos , C. (2023). Artefatos culturais: A narrativa do vocabulário franciscano . Projetica, 14(2), 24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48376

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade