Artefactos culturales

la narrativa del vocabulario franciscano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48376

Palabras clave:

vocabulario, simbolismo, Franciscana , semántica

Resumen

Este artículo presenta un levantamiento iconográfico de la figura de San Francisco de Asís, santo de la religión católica, quien revolucionó la forma de sentir y representar el mundo exterior, sugiriendo un nuevo conjunto de emblemas y atributos figurativos para representar la religión cristiana. . La encuesta actuó como soporte para la discusión del diseño y la historia del arte, para reconocer los significados atribuidos en el establecimiento de la configuración de los artefactos sagrados y culturales.

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Biografía del autor/a

Laís Soares Pereira Simon, UDESC

Graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2010) e em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013). Pós-graduada em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e em Conservação e Restauração de Arte Sacra pelo Templo da Arte (2019). Mestre em Teoria e História das Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Atualmente cursa doutorado em Design - na linha de pesquisa de interface e interações cognitivas, pela UDESC. Atua principalmente na área de conservação e restauração de bens móveis e integrados, com enfase em patrimônio religioso.

Alexandre Amorim dos Reis, UDESC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2003)
Professor Associado 10 da Universidade do Estado de Santa Catarina , Brasil

Célio Teodorico dos Santos , UDESC

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2009)
Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina , Brasil

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Publicado

2023-11-06

Cómo citar

Soares Pereira Simon, L., Amorim dos Reis, A., & Teodorico dos Santos , C. (2023). Artefactos culturales: la narrativa del vocabulario franciscano. Projetica, 14(2), 24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48376

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade