A pedagogia crítica freireana como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design

Autores

  • André da Silva Coutinho Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Barbara Necyk Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-7352-9170

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p135

Palavras-chave:

Extensão, Estratégia pedagógica, Pedagogia crítica

Resumo

Este artigo trata de achados da pesquisa de mestrado “O círculo de cultura como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design” em fase inicial, a qual se debruça sobre a utilização de estratégias pedagógicas baseadas na pedagogia crítica de Paulo Freire e sua potencialidade no campo do design, em especial, em ações extensionistas. A proposta desta investigação nasce da iniciativa de se estabelecer pontos de contatos entre a abordagem pedagógica da educação crítica em Freire em ações extensionistas encaminhadas pelo projeto Pé na Rua: design, cultura e sociedade, Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), UERJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André da Silva Coutinho, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Barbara Necyk, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Tradução: NIlcéia Valdati. O que é um dispositivo? Santa Catarina: Travessia, 2005.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Ed Brasiliense, 2017 (1ª edição e-book).

DEPEXT. Apresentação. Disponível em: <https://www.depext.uerj.br/apresentacao/>. Acesso abr 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987.

__________. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1996.

__________. Tradução Rosiska. Darcy de Oliveira. Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2013.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3 o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso 20 fev. 2022.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. in: MARCELLO, Fabiana de Amorim. O conceito de dispositivo em Foucault: mídia e produção agonística de sujeitos-maternos. Rio Grande do Sul: Educação e Realidade, 2004.

GOMEZ, Margarita Victoria; FRANCO, Marília (orgs). Círculo de cultura Paulo Freire: arte, mídia e educação. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2015.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Maringá: Psicologia em Estudo, 2001 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722001000100003

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana da (orgs). Pistas do método da cartografia. Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.

MAZAROTTO, Marco; SERPA, Bibiana Oliveira. Cartas (anti) dialógicas: politizando a práxis do Design através da pedagogia crítica de Paulo Freire. Arcos Design, Rio de Janeiro: PPESDI / UERJ. v. 15, n. 1, Março 2022. pp. 171-194. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/arcosdesign/article/view/64305/41585 DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64305

NECYK, Barbara; COUTINHO, André da Silva. A reapropriação da subjetividade e a pedagogia da autonomia em ações extensionistas no campo do design. Arcos Design, Rio de Janeiro: PPESDI / UERJ. v. 15, n. 1, Março 2022. pp. 195-218. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/arcosdesign/article/view/65066/41590> DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65066

SILBA, Victor. A Extensão Universitária na ESDI/UERJ: a crise como ponto de partida. Rio de Janeiro: SPGD, 2019

SILBA, Victor; MEDEIROS, Ligia. Correlações entre extensão universitária e os trabalhos pro bono desenvolvidos na. ESDI/UERJ. Rio de Janeiro: SPGD, 2018

SZANIECKI, Barbara; ANASTASSAKIS, Zoy. Conversation dispositifs: towards a transdiciplinary Design Antropological Approach. In SMITH, VANGKILDE, KJAERSGAARD, HALSE, BINDER, Design antropological futures: exploring emergence, intervention end formation, Londres; Nova York, Boomsbury Publish; 2016. 288 p.

VITÓRIA, Maria. O que é um zine e por que você deve ficar de olho nele?. Aestranhamente, 2020. Disponível em: <https://aestranhamente.com/o-que-e-um-zine-e-porque-voce-deve-ficar-de-olho/>. Acesso em abr 2022

WOLFF, Janet. Tradução Waltensir Dutra. A produção social da arte. Rio de Janeiro: Ed Zahar, 1982.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Coutinho, A. da S., & Necyk, B. (2022). A pedagogia crítica freireana como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design. Projetica, 13(3), 135–152. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p135

Edição

Seção

Edição especial P&D 2022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.