Abordagens avaliativas de usabilidade em produtos editoriais digitais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n2p35Palavras-chave:
Usabilidade, Avaliação de Interfaces, Convergência Digital, MétodosResumo
Analisar mídias tradicionalmente impressas em meio digital passa pelo processo de avaliação de usabilidade. Assim, a partir de uma revisão bibliográfica sistemática, apresenta-se as principais questões ligadas aos processos de avaliação de usabilidade voltados para jornais, revistas, livros e plataformas de distribuição, demonstrando também o estágio atual de pesquisas relativas à usabilidade para tais produtos. Aponta-se que avaliações somativas e que tratam de bibliotecas digitais são predominantes, sendo o objetivo dos estudos a verificação do grau de usabilidade geral dos produtos. Os métodos mais utilizados são questionários e análise de tarefas, e os critérios de usabilidade baseiam-se na literatura tradicional. Conclui-se que novos estudos podem explorar diversas lacunas como heurísticas, protocolos e questionários específicos para avaliação de tais produtos, comparativos entre a usabilidade de plataformas e acessibilidade.Downloads
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