Direitos autorais em narrativas transmidiáticas: a instrumentalização do direito do autor nos contratos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2178-8189.2023v27n1p62Palabras clave:
Direitos Autorais. Narrativa transmídia. Convergência Midiática. Contratos.Resumen
Neste artigo pretende-se responder ao problema de pesquisa analisando como os Direitos Autorais podem ser assegurados e instrumentalizados em narrativas transmidiáticas. Logo, resume-se o problema de pesquisa em verificar se os contratos são meios válidos para a instrumentalização dos Direitos Autorais em obras construídas por meio de narrativas transmidiáticas. Uma narrativa transmídia é caracterizada pela utilização de várias mídias, com conteúdos diversificados e adaptados para cada tipo de suporte, que formam um amálgama e se complementam mutuamente dando origem a uma nova forma de construir narrativas. Pelo estudo realizado, confirmou-se a hipótese inicial, visto que o autor é livre para dispor e negociar os direitos que lhes são exclusivos de exploração econômica da obra. O autor, por ele mesmo ou por alguma entidade que o represente, pode negociar a abrangência da cessão ou autorização do uso dos direitos patrimoniais que lhe cabem, tais como a finalidade, prazos e qual a onerosidade. Em uma narrativa transmídia é preciso que o instrumento contratual seja minucioso e traga de forma expressa todas as formas de utilização da obra. O método de abordagem utilizado foi o hipotético-dedutivo e o de procedimento monográfico.
Descargas
Citas
com as alterações da lei 12.853/2013 e jurisprudência dos Tribunais Superiores. Rio
de Janeiro: Lumen Juris, 2017.
AMARAL, Jordana Siteneski do; BOFF, Salete Oro. A falibilidade do algoritmo Content ID na identificação de violações de direito autoral nos vlogs do YouTube: embates sobre liberdade de expressão na cultura participativa. In: Revista de Direito, Inovação, Propriedade Intelectual e Concorrência. Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 43–62, Jul/Dez. 2018. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/revistadipic/article/
view/4679/pdf. Acesso em: 10 set. 2021.
AMARAL, Jordana Siteneski do; BOFF, Salete Oro. Uma obra e vários autores: o direito autoral e as “fan-fictionals” na cultura da convergência. In: Scientia Iuris, Londrina, v. 22, n. 1, p.162-189, mar. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/iuris/article/view/29964. Acesso em: 14 set. 2021
ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito Autoral. 2.ed São Paulo: Renovar, 1997.
BITTAR, Carlos Alberto. Direito de Autor. 6. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2015.
BOFF, Salete Oro. Acordos e tratados internacionais sobre propriedade intelectual.
In: Salete Oro Boff; FORTES,Vinícius Borges; MENEGAZZO, André Frandoloso; TOCHETTO,Gabriel Zanatta. (orgs.). Propriedade intelectual: marcos regulatórios. Erechim,RS: Deviant, 2017, v. 1, p. 11-30
BRASIL. Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm Acesso em: 28 set. 2021
EVANS, Elizabeth. Transmedia Television: Audiences, New Media, and Daily Life.
New York: Routledge, 2011.
FRAGOSO, João Henrique da Rosa. Direito Autoral: da antiguidade à Internet. São
Paulo: Quartier Latin, 2009.
GANDELMAN, Henrique. De Gutemberg à Internet: direitos autorais na era digital.4.ed., Rio de Janeiro: Record, 2001.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
MARTINO, Luís Mauto Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens ambientes e redes.2 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2015
PRATTEN, Robert. Getting started with transmedia storytelling: CreateSpace IndependentPublishing Platform: 2 ed., 2011.
ZANINI, Leandro Estevam de Assis. Direito de Autor. São Paulo: Saraiva, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Scientia Iuris
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La revista se reserva el derecho de efectuar, en los originales, cambios de orden normativo, ortográfico y gramatical, con miras a mantener el estándar culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. Respetará, sin embargo, el estilo de escribir de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de orden conceptual serán encaminadas a los autores, cuando sea necesario. En estos casos, los artículos, después de adecuados, deberán someterse a una nueva apreciación. Las pruebas finales no serán enviadas a los autores. Los trabajos publicados pasan a ser propiedad de la revista, quedando su reimpresión total o parcial sujeta a la autorización expresa de la revista. En todas las citas posteriores, deberá consignarse la fuente original de publicación, en el caso de Discursos Fotográficos. Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.