A superação do paradigma clássico do negócio jurídico: liberalismo e republicanismo

Autores

  • Marcos Antônio Striquer Soares Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Capriolli Zocatelli Queiroz Passi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2017v21n1p245

Palavras-chave:

lLiberdade, Direito contratual brasileiro, Liberalismo, Republicanismo

Resumo

Tenta-se resolver em qual modelo de liberdade, republicana ou liberal, o direito contratual brasileiro se baseia. Utilizou-se o método de revisão literária, pautado na construção teórico-científica fazendo um recorte no modelo filosófico da liberdade e no direito contratual pátrio. Para melhor compreensão, o artigo trabalha com a superação do paradigma do negócio jurídico clássico pelo moderno. No terceiro capítulo o artigo analisa cada paradigma fazendo uma ligação da concepção clássica e moderna com a liberal e republicana de liberdade. Assim, ficou evidenciado que o direito contratual do ordenamento jurídico brasileiro possuía como fundamento no paradigma clássico uma visão liberal de liberdade, porém com a superação do paradigma clássico pelo moderno percebe-se que é possível justificar a tutela dos direitos estatuídos pela Constituição Federal e absorvidos pelo direito civil brasileiro na perspectiva liberal tanto quanto na republicana, conforme demonstrado no trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Antônio Striquer Soares, Universidade Estadual de Londrina

Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor cursos de Graduação, Especialização e Mestrado da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: marcosstriquer@uol.com.br.

Renata Capriolli Zocatelli Queiroz Passi, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). E-mail: renataczqueiroz@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Soares, M. A. S., & Capriolli Zocatelli Queiroz Passi, R. (2017). A superação do paradigma clássico do negócio jurídico: liberalismo e republicanismo. Scientia Iuris, 21(1), 245–268. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2017v21n1p245

Edição

Seção

Artigos