A competência em informação na escrita acadêmica para evitar o plágio

um estudo com universitários brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p255

Palavras-chave:

Plágio., Competência em informação, Ensino superior, Escrita acadêmica.

Resumo

Objetivo: o estudo teve como objetivo verificar a percepção e conhecimento dos alunos do primeiro e quinto semestres de dois cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos acerca do plágio acadêmico.
Metodologia: a coleta de dados foi realizada através de um questionário online, aplicado a um total de 178 alunos. Houve um retorno de 99 respondentes.
Resultados: a maioria dos participantes afirmou ter ouvido falar sobre plágio antes do ingresso na universidade. Eles demonstraram compreender o que é plágio e afirmaram, em sua maioria, que efetuam as citações das fontes ao desenvolverem seus trabalhos acadêmicos. Não foi identificada uma diferença entre as respostas dos estudantes dos primeiros e quintos períodos em relação ao plágio, indicando que os cursos têm contribuído pouco para agregar conhecimentos sobre o tema.
Conclusão: o papel do bibliotecário em iniciativas de competência em informação precisa englobar aspectos da escrita acadêmica, dado que as atividades de busca e uso da informação, no contexto universitário, são sempre imbricadas no contexto da produção de textos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Aparecida de Lima, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bibliotecaria-Documentalista da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Poços de Caldas, Brasil.

Ariadne Chloë Mary Furnival , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Ciência da Informação e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Ciência, Tecnologia e Sociedade, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, Brasil.

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente no Departamento de Ciência da Informação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, Brasil.

Marta Pagán Martínez, UFSCar

Doutora em Técnicas e Métodos Atuais em Informação e Documentação, Departamento de Tecnologias da Informação, pela Universidade de Murcia, Espanha. Professora Colaboradora nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

ALVES, A. P. M. Competência informacional e o uso ético da informação na produção científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018. 208 p. (v. 1).

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION - ALA. Report of the Presidential Committee on information literacy: final report. Washington, D.C: ALA, 10 jan.1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 3 abr. 2023.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES - ACRL. Framework for information literacy for higher education. Chicago: ACRL, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_ILHE.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9610.htm. Acesso em: 3 abr. 2023.

BUNDY, A. (ed.). Australian and New Zealand Information Literacy Framework: principles, standards and practice. 2nd. ed. Adelaide: Australian and New Zealand Institute for Information Literacy (ANZIL), 2004. Disponível em: https://adbu.fr/wp-content/uploads/2013/02/Infolit-2nd-edition.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

CNPq anuncia diretrizes éticas para pesquisa científica. Inovação Tecnológica, Plantão, [S. l.], 26 out. 2011. Disponível em: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cnpq-diretrizes-eticas-pesquisa&id=010175111026#.XC2S-DBKjIU. Acesso em: 3 abr. 2023.

DIAS, W. T.; EISENBERG, Z. W. Vozes diluídas no plágio: a (des) construção autoral entre alunos de licenciaturas. Pro-Posições, Campinas, v. 26, n. 1, p. 179-197, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/3cfyyMFB7WrTWpxHx5WsSBf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 abr. 2023.

DÍAZ ARCE, D. Plagio académico en estudiantes de bachillerato: ¿qué detecta Turnitin? RUIDERAe: Revista de Unidades de Información, Ciudad Real, v. 9, 2016. Disponível em: https://revista.uclm.es/index.php/ruiderae/article/view/1146. Acesso em: 3 abr. 2023.

DINIZ, D.; TERRA, A. Plágio: palavras escondidas. Brasília: LetrasLivres; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014.

DOYLE, C. S. Information literacy in an information society: a concept for the information age. New York: Syracuse University, 1994. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED372763.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

DUDZIAK, E. A. A Information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php. Acesso em: 11 jul. 2024.

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/xDBTqDKvmcsvMnmwLWprjmG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 jul. 2024.

ESPINOZA-FREIRE, E. E. El plagio un flagelo en el ámbito académico ecuatoriano. Universidad y Sociedad, Cienfuegos, v. 12, n. 3, p. 407-415, 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2218-36202020000300407. Acesso em: 3 abr. 2023.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP). Código de boas práticas científicas. São Paulo: FAPESP, 2014. Disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

FARIAS, S. A. Pânico na Academia! Inteligência Artificial na construção de textos científicos com o uso do ChatGPT. Revista Interdisciplinar de Marketing, Maringá, v. 13, n. 1, p. 79-83, jan/jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/66865. Acesso em: 11 jul. 2024.

GIBSON, C.; MEADE, John. Internet resource discovery: the role of critical thinking. In: LEONHARDT, T. W. (ed.). LOEX of the West: teaching and learning in a climate of constant change. Greenwich, CT: JAI Press, 1996. p. 137–146. (Foundations in Library and Information Science, v. 34).

GIOVANELLI, L.; KEENER, M. How to talk about copyright so kids will listen, and how to listen about copyright so kids will talk an assignment at the intersection of multimodal writing and intellectual property. In: GRACE, V. (ed.). Teaching information literacy and writing studies. West Lafayette: Purdue University Press, 2019. cap. 18, p. 223-240. (Purdue information literacy handbooks, v. 2). Disponível em: https://docs.lib.purdue.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1003&context=pilh. Acesso em: 3 abr. 2023.

HJØRLAND, B. Domain analysis in information science: eleven approaches – traditional as well as innovative. Journal of Documentation, [S. l.], v.58, n.4, p. 422-462, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249366184_Domain_analysis_in_information_science_Eleven_approaches_-_Traditional_as_well_as_innovative. Acesso em: 3 abr. 2023.

JOHNSTON, B.; WEBBER, S. Information Literacy in Higher Education: a review and case study. Studies in Higher Education, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 335-352, Aug. 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/03075070309295. Acesso em: 3 abr. 2023.

KIRKPATRICK, K. Evitando plágio. Tradução de Jackson Aquino. [S. l.]: DePauw University, 2001. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/352423/mod_resource/content/1/O%20que%20%C3%A9%20pl%C3%A1gio.pdf. Acesso em: 3 abr.2023.

KOLTAY, T.; ŠPIRANEC, S.; KARVALICS, L. Z. Research 2.0 and the future of information literacy. Cambridge: Elsevier, 2016.

KROKOSCZ, M. Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo, Atlas, 2012.

OCHOA, C. Amostragem não probabilística: amostra por conveniência. Netquest, [S. l.], 21 out. 2015. Disponível em: https://www.netquest.com/blog/br/blog/br/amostra-conveniencia. Acesso em: 3 abr. 2023.

QUEZADA, T. Information literacy and writing studies the beachfront instructors and students navigate. In: GRACE, V. (ed.). Teaching information literacy and writing studies. West Lafayette: Purdue University Press, 2019. cap. 1, p. 17-27. (Purdue information literacy handbooks, v. 2). Disponível em: https://docs.lib.purdue.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1003&context=pilh. Acesso em: 3 abr. 2023.

RYDER, P. M.; SMITH, D.; KRISTENSEN, R. G. Writing as a way of knowing: teaching epistemic research across the university. In: GRACE, V. (ed.). Teaching information literacy and writing studies. West Lafayette: Purdue University Press, 2019. cap. 1, p. 3-16. (Purdue information literacy handbooks, v. 2). Disponível em: https://docs.lib.purdue.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1003&context=pilh. Acesso em: 3 abr. 2023.

SECKER, J.; COONAN, E. A New Curriculum of Information Literacy: transitional, transferable, transformational. [S. l.]: Arcadia Project; Cambridge University Library, 2011. Disponível em: https://www.repository.cam.ac.uk/bitstream/handle/1810/244638/ANCIL_final.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 3 abr. 2023.

VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40 n. 1, p. 99-110, jan./abr. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ci/v40n1/a08v40n1.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-06

Como Citar

Lima, T. A. de, Furnival , A. C. M., Casarin, H. de C. S., & Pagán Martínez, M. (2024). A competência em informação na escrita acadêmica para evitar o plágio: um estudo com universitários brasileiros. Informação & Informação, 28(3), 255–279. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p255