A competência em informação na escrita acadêmica para evitar o plágio

um estudo com universitários brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p255

Palavras-chave:

Plágio., Competência em informação, Ensino superior, Escrita acadêmica.

Resumo

Objetivo: o estudo teve como objetivo verificar a percepção e conhecimento dos alunos do primeiro e quinto semestres de dois cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos acerca do plágio acadêmico.
Metodologia: a coleta de dados foi realizada através de um questionário online, aplicado a um total de 178 alunos. Houve um retorno de 99 respondentes.
Resultados: a maioria dos participantes afirmou ter ouvido falar sobre plágio antes do ingresso na universidade. Eles demonstraram compreender o que é plágio e afirmaram, em sua maioria, que efetuam as citações das fontes ao desenvolverem seus trabalhos acadêmicos. Não foi identificada uma diferença entre as respostas dos estudantes dos primeiros e quintos períodos em relação ao plágio, indicando que os cursos têm contribuído pouco para agregar conhecimentos sobre o tema.
Conclusão: o papel do bibliotecário em iniciativas de competência em informação precisa englobar aspectos da escrita acadêmica, dado que as atividades de busca e uso da informação, no contexto universitário, são sempre imbricadas no contexto da produção de textos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Thaís Aparecida de Lima, Universidade Federal de Alfenas

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bibliotecaria-Documentalista da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Poços de Caldas, Brasil.

Ariadne Chloë Mary Furnival , Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Ciência da Informação e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Ciência, Tecnologia e Sociedade, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, Brasil.

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente no Departamento de Ciência da Informação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, Brasil.

Marta Pagán Martínez, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Técnicas e Métodos Atuais em Informação e Documentação, Departamento de Tecnologias da Informação, pela Universidade de Murcia, Espanha. Professora Colaboradora nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Lima, T. A. de, Furnival , A. C. M., Casarin, H. de C. S., & Pagán Martínez, M. (2024). A competência em informação na escrita acadêmica para evitar o plágio: um estudo com universitários brasileiros. Informação & Informação, 28(3), 255–279. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p255