A competência em informação na escrita acadêmica para evitar o plágio
um estudo com universitários brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p255Palavras-chave:
Plágio., Competência em informação, Ensino superior, Escrita acadêmica.Resumo
Objetivo: o estudo teve como objetivo verificar a percepção e conhecimento dos alunos do primeiro e quinto semestres de dois cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos acerca do plágio acadêmico.
Metodologia: a coleta de dados foi realizada através de um questionário online, aplicado a um total de 178 alunos. Houve um retorno de 99 respondentes.
Resultados: a maioria dos participantes afirmou ter ouvido falar sobre plágio antes do ingresso na universidade. Eles demonstraram compreender o que é plágio e afirmaram, em sua maioria, que efetuam as citações das fontes ao desenvolverem seus trabalhos acadêmicos. Não foi identificada uma diferença entre as respostas dos estudantes dos primeiros e quintos períodos em relação ao plágio, indicando que os cursos têm contribuído pouco para agregar conhecimentos sobre o tema.
Conclusão: o papel do bibliotecário em iniciativas de competência em informação precisa englobar aspectos da escrita acadêmica, dado que as atividades de busca e uso da informação, no contexto universitário, são sempre imbricadas no contexto da produção de textos acadêmicos.
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