A competência em informação no processo de macroavaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p181

Palavras-chave:

Avaliação Documental, macroavaliação, Competência em informação

Resumo

Objetivo: apresentar a relevância da Competência em Informação na atuação do arquivista, especificamente no processo de Avaliação documental, subsidiado pelo modelo da Macroavaliação.
Metodologia: O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e da análise comparativa entre o modelo de Avaliação documental Macroavaliação e os Padrões da Competência em Informação.
Resultados: Os resultados comprovaram que as etapas necessárias para o desenvolvimento da Macroavaliação remetem aos Padrões de Competência em Informação e ao arquivista faz-se necessário compreender o contexto de criação dos registros documentais.
Conclusões: Na análise dos resultados indica a provocação de novas reflexões acerca da importância da Competência em Informação no cenário arquivístico, não apenas no processo de Avaliação documental, seja no modelo da Macroavaliação como nos demais modelos e funções que compõe o fazer arquivístico.

Biografia do Autor

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Emilly Amanda Chucre de Campos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. A progress report on information literacy: an update on the American Library Association Presential Committee on Information Literacy: Final Report. 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/progressreport. Acesso em: 02 jul. 2020.

ARAÚJO, C. A. A. Correntes teóricas da Arquivologia. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 61-82, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p61. Acesso em: 3 maio 2021.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. (Publicações Técnicas, 51). Disponível em: www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.html. Acesso em: 20 jun. 2019.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: ALA, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_I LHE.pdf. Acesso em: 02 jun. 2020.

BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. Competência em informação: de reflexões as lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013.

BELLUZZO, R. C. B. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2. ed. Bauru: Cá Entre Nós, 2007.

BERNARDES, I. P. Como avaliar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, Imprensa Oficial, 1998.

BERNARDES, I. P.; DELATORRE, H. Gestão Documental Aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008. p. 54. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp/GESTAO_DOCUMENTAL_APLICAD A_Ieda.pdf. Acesso em: 02 set. 2019.

BOOMS, H. Ordre social et constitution du patrimoine archivistique. À propôs de I’évaluation dês sources d’archives. Archives, [s.l.], v. 33, n. 3-4, p. 7-44, 2002.

BRASIL, Lei nº 6.546, de 04 de julho de 1978 que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e Técnico de Arquivo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1978.

CATS, R.; LAU, J. Towards information literacy indicators. Paris: United Nations educational, scientific and cultural organization. 2008.

COOK, T. Arquivologia e pós-modernismo: novas formulações para velhos conceitos. Informação arquivística, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2012.

COOK, T. Macro-appraisal and functional analysis: documenting governance rather than government. Journal of the Society of Archivists, v. 25, n. 1, 2004. Disponivel em: https://doi.org/10.1080/0037981042000199106. Acesso em: 4 ago. 2020.

COOK, T. Documentation Strategy. Archivaria., [s.l.], v. 34, p. 181-191,1992. Disponível em: https://archivaria.ca/index.php/archivaria/article/view/11849. Acesso em: 4 ago 2020.

COOK, T. Macroappraisal in theory and practice: origins, characteristics, and implementation in Canada, 1950-2000. Archival Science, v. 5, n. 2-4, p. 101- 161, 2005. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s10502-005-9010-2.pdf. Acesso em: 4 ago. 2020.

COOK, T. Entrevista-Terry Cook. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 142-156, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/48658. Acesso em: 12 fev. 2020.

COUTURE, C. La fonction évaluation en archivistique contemporaine: Une synergie entre plusieurs considérations complémentaires. In: COLLOQUE INTERNATIONAL DES SCIENCES DE DOCUMENTATION, 2002. Anais [...] Congrès des archives de Castilla y León, Département de bibliothéconomie et de documentation. Université de Salamanque: Espagne, 2002.

COUTURE, C. Archival appraisal: A status report. Archivaria, [s.l.], v. 59, p. 83- 107, 2005. Disponível em: https://archivaria.ca/index.php/archivaria/article/view/12502. Acesso em: 19 set. 2020.

CUEVAS CERVERÓ, A. Competencia lectora, lectura digital y alfabetización en información. Nuevas formas de lectura en la era digital, v. 144, 2012.

FURTADO, R. L. Desenvolvimento e formação de competência em informação: um mapeamento de modelos, padrões e documentos. 2014. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000195397. Acesso em: 23 mar. 2020.

FURTADO, R. L. A competência em informação no cenário arquivístico: uma contribuição teórico-aplicada. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180950. Acesso em: 23 mar. 2020.

HORTON JUNIOR, F. W. Understanding information literacy: a primer. Paris: UNESCO, 2007.

LOUSADA, M. A evolução epistemológica do conceito de avaliação documental na arquivística e sua importância para a construção da memória. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 5, n. 1-2, p. 63-78, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1724. Acesso em: 24 fev. 2020.

MAKHLOUF, B.; CAVALCANTE, L. E. Avaliação arquivística: bases teóricas, estratégias de aplicação e instrumentação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 13, n. 26, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518- 2924.2008v13n26p201. Acesso em: 12 abr. 2020.

MENEZES, I. P. Avaliação arquivística: reflexões sobre a constituição do patrimônio documental. 2015. Dissertação (Mestrado profissional em bens culturais e projetos sociais) – Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/13685/Disserta%C 3%A7%C3%A3o%20%28final%29%20-%20Iara.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 set. 2019.

NESMITH, T. Relendo os arquivos: novas contextualidades para a teoria e a prática arquivísticas. In: NEDEL, L.; HEYMANN, L. Q. Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2018.

PONTES Júnior, J.; TÁLAMO, M. F. M. Alfabetização digital: proposição de parâmetros metodológicos em competência informacional. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 19, n. 2, p. 81-98, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000007564&dd1=035e1. Acesso em: 13 ago. 2019.

ROUSSEAU, J. Y.; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.

SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

TOGNOLI, N. B. A contribuição epistemológica canadense para a construção da arquivística contemporânea. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bma/33004110043P4/2010/to gnoli_nb_me_mar.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

TRACE, C. B. Dentro ou fora do documento? noções de valor arquivístico. In: EASTWOOD, T.; MACNEIL, H. Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

YAFUSHI, C. A. P. A Competência em informação para a construção de conhecimento no processo decisório: estudo de caso na Duratex de Agudos (SP). 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/126599. Acesso em: 13 jun. 2019.

ZURKOWSKI, P. G. Information services environment relationships and priorities. Washington D.C.: National Commission on Libraries, 1974.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Furtado, R. L., & Campos, E. A. C. de. (2021). A competência em informação no processo de macroavaliação. Informação & Informação, 26(3), 181–206. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p181

Edição

Seção

Artigos