Considerações sobre a competência em informação na perspectiva do usuário: a partir de sua experiência na biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p401Palavras-chave:
Competência em informação, Biblioteca escolar, Usuário, Pesquisa narrativaResumo
Objetivo: O objetivo deste texto se relaciona com a investigação, a partir das narrativas do usuário, da relevância em desenvolver competência em informação na sociedade contemporânea.Metodologia: A pesquisa se baseia na revisão de literatura sobre competência em informação e na pesquisa narrativa para compreendermos as singularidades do usuário da biblioteca escolar, que perpassa conhecer a sua experiência de vida, a partir da prospecção de mundo em que vive.
Resultados: Consideramos importante o desenvonvimento de ações pedagógicas para determinar processos de buscas de informações confiáveis na internet para os usuários da biblioteca. Há necessidade dos usuários dos cursos técnicos de Eletrotécnica e Mecânica desenvolverem as competências em informação no ambiente da biblioteca escolar. É a integração dos sujeitos em um sistema educativo de qualidade que promove um aprendizado consistente.
Conclusões: A tarefa central dos profissionais da biblioteca escolar e, portanto, do bibliotecário será, no futuro, lidar com o paradoxo da informação prática para seus usuários.
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