Considerações sobre a competência em informação na perspectiva do usuário: a partir de sua experiência na biblioteca escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p401

Palavras-chave:

Competência em informação, Biblioteca escolar, Usuário, Pesquisa narrativa

Resumo

Objetivo: O objetivo deste texto se relaciona com a investigação, a partir das narrativas do usuário, da relevância em desenvolver competência em informação na sociedade contemporânea.
Metodologia: A pesquisa se baseia na revisão de literatura sobre competência em informação e na pesquisa narrativa para compreendermos as singularidades do usuário da biblioteca escolar, que perpassa conhecer a sua experiência de vida, a partir da prospecção de mundo em que vive.
Resultados: Consideramos importante o desenvonvimento de ações pedagógicas para determinar processos de buscas de informações confiáveis na internet para os usuários da biblioteca. Há necessidade dos usuários dos cursos técnicos de Eletrotécnica e Mecânica desenvolverem as competências em informação no ambiente da biblioteca escolar. É a integração dos sujeitos em um sistema educativo de qualidade que promove um aprendizado consistente.
Conclusões: A tarefa central dos profissionais da biblioteca escolar e, portanto, do bibliotecário será, no futuro, lidar com o paradoxo da informação prática para seus usuários.

Biografia do Autor

Marcos Pastana Santos, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutor em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Jurema Rosa Lopes Soares, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

Santos, M. P., & Soares, J. R. L. (2021). Considerações sobre a competência em informação na perspectiva do usuário: a partir de sua experiência na biblioteca escolar. Informação & Informação, 26(3), 401–422. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p401

Edição

Seção

Artigos