Mudança social com storytelling: análise de uma campanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p377

Palavras-chave:

Storytelling, Educação ambiental, Teoria Ator-rede, Análise de discurso

Resumo

Objetivo: descrever e analisar a aplicação da ferramenta Storytelling quando utilizada por uma organização para a promoção da Educação Ambiental não formal, instigando a mudança social
Metodologia: foi utilizada a técnica de observação, a qual permitiu, através dos dados coletados, a elaboração da Análise de Discurso dos oitos vídeos da campanha. A Teoria Ator-rede foi empregada para mapear os atores humanos e não humanos existentes e revelar as suas conexões.
Resultados: percebe-se que a intensão da organização é de promover a educação ambiental de maneira não formal e compartilhar entre a população de Paranaguá ações e novos hábitos que podem ser adotados para a preservação do meio ambiente e a manutenção de uma cidade limpa. Para alcançar essa proposta, a empresa usou a ferramenta Storytelling para compartilhar esse conhecimento e promovê-lo entre o seu público.
Conclusões: Apesar de alguns materiais analisados apresentarem o conhecimento implicitamente, ainda assim é possível identificar que há o interesse e o estímulo do desenvolvimento boas práticas ambientais.

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Biografia do Autor

Geovana Ezequieli de França, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR

Valério Brusamolin, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília - UnB

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

França, G. E. de, & Brusamolin, V. (2021). Mudança social com storytelling: análise de uma campanha. Informação & Informação, 26(3), 377–400. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p377

Edição

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Artigos