Mudança social com storytelling: análise de uma campanha
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p377Palavras-chave:
Storytelling, Educação ambiental, Teoria Ator-rede, Análise de discursoResumo
Objetivo: descrever e analisar a aplicação da ferramenta Storytelling quando utilizada por uma organização para a promoção da Educação Ambiental não formal, instigando a mudança socialMetodologia: foi utilizada a técnica de observação, a qual permitiu, através dos dados coletados, a elaboração da Análise de Discurso dos oitos vídeos da campanha. A Teoria Ator-rede foi empregada para mapear os atores humanos e não humanos existentes e revelar as suas conexões.
Resultados: percebe-se que a intensão da organização é de promover a educação ambiental de maneira não formal e compartilhar entre a população de Paranaguá ações e novos hábitos que podem ser adotados para a preservação do meio ambiente e a manutenção de uma cidade limpa. Para alcançar essa proposta, a empresa usou a ferramenta Storytelling para compartilhar esse conhecimento e promovê-lo entre o seu público.
Conclusões: Apesar de alguns materiais analisados apresentarem o conhecimento implicitamente, ainda assim é possível identificar que há o interesse e o estímulo do desenvolvimento boas práticas ambientais.
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