A gestão do conhecimento como ponte para o sucesso organizacional: um estudo de caso no setor siderúrgico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p257

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Transmissão do conhecimento, Organização do conhecimento

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou descrever o processo de implementação de um modelo preliminar de gestão do conhecimento - adaptado para companhia do ramo siderúrgico – que intencionou o reparo de anomalias recorrentes em uma organização.
Metodologia: Para tanto, a pesquisa debruçou-se em uma metodologia de natureza aplicada (estudo de caso) e objetivos exploratórios e descritivos. Como forma de identificar estudos relacionados a este escopo do conhecimento, realizou-se uma revisão de literatura. Foram também dirigidas entrevistas com profissionais de níveis estratégicos, focalizando a discussão do que a organização já havia implantado para a gestão do seu conhecimento e quais eram as principais lacunas. Um benchmarking com companhia do mesmo seguimento também fora efetivado. Após análise das etapas anteriores, rascunhou-se uma primeira versão de modelo para a empresa, que foi aplicado a uma amostra de 100 funcionários.
Resultados: Percebeu-se uma redução para índices próximos à zero do número de paradas operacionais da organização e um aumento médio de 10% em relação ao cumprimento da rotina de seus colaboradores.
Conclusões: Identifica-se com esta investigação que a gestão do conhecimento contribuiu para a abertura de caminhos em vistas a uma maior obtenção de resultados na companhia, revelando-se como uma ponte para o seu sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Iracema Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Larissa Fernandes Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Referências

ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. 2005.Tese (mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

ALVARENGA NETO, R. C. D.; BARBOSA, R. R.; PEREIRA, H. J. Gestão do Conhecimento ou gestão de organizações da era do conhecimento? Um ensaio teórico-prático a partir de intervenções na realidade brasileira. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 5-24, jan/abr. 2007.

CHANG, C. M.; HSU, M. H.; YEN, C. H. Factors affecting knowledge management success: the fit perspective. Journal of Knowledge Management. V. 18, n. 6, p. 847-861, 2012.

CHOO, C. W. A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

NONAKA, I.; UMEMOTO, K.; SENOO, D. From information processing to knowledge creation: a paradigm shift in business management. Technology in Society, v. 18, n. 2, p. 203-218, 1996.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Nova Hamburgo: Feevale, 2013.

SÁ, F. B. de.; BENTO, K. G. R.; ZIVIANI, F.; FERREIRA, M. A. T. Práticas de gestão do conhecimento: um estudo em organizações mineiras. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 114-131, jan./jun. 2013.

SPENDOLINI, M. J., Benchmarking, Trad. Kátia Aparecida Roque, São Paulo: Makron Books. 1992.

STEWART, T. A. Capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

STEWART, T. A. A Riqueza do Conhecimento: O Capital Intelectual e a Organização do Século XXI. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

WILSON, T. D. The nonsense of knowledge management. Information research, v.8, n. 1, p. 8-1, 2002.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Dutra, L. I., & Dutra, L. F. (2021). A gestão do conhecimento como ponte para o sucesso organizacional: um estudo de caso no setor siderúrgico. Informação & Informação, 26(3), 257–283. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p257

Edição

Seção

Artigos