Implantação da gestão da informação e do conhecimento no orçamento participativo de João Pessoa/PB: uma proposta de diretrizes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p490

Palavras-chave:

Gestão da informação e do conhecimento, Orçamento participativo

Resumo

Objetivo: Analisar a contribuição que as ações de Gestão da Informação e do Conhecimento podem trazer à gestão do Orçamento Participativo de João Pessoa/PB.
Metodologia: A pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, grupos focais, observação participante e análise documental. Utilizou-se a análise de conteúdo, adotando-se o método de categorização sugerido pelo modelo de Gestão da Informação e do Conhecimento que embasou a pesquisa.
Resultados: O Orçamento Participativo de João Pessoa desenvolve algumas ações isoladas de GIC, contudo, não há um planejamento específico que oriente tais ações, o que acaba por comprometer o amplo acesso e uso da informação pelos atores que fazem parte do Programa. Some-se a isso a ausência de um protagonismo social comprometido com a cidadania entre os membros das comunidades de João Pessoa, o que também se põe como um entrave ao desenvolvimento dos fluxos informacionais do OPJP. Tais achados resultaram na elaboração de diretrizes capazes de contribuírem com a implantação da GIC no OPJP.
Conclusões: Conclui-se, a partir das diretrizes propostas nesta pesquisa, que sua adoção poderá estimular uma participação mais ativa dos cidadãos de João Pessoa no OPJP, além de proporcionar a melhoria da gestão dos fluxos informacionais do Programa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, 2012.

BERGERON, B. P. Essentials of knowledge management. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2003.

CARLOS, E. Controle social e política redistributiva no Orçamento Participativo. Vitória: EDUFES, 2015.

DIAS, N. 25 years of Participatory Budgets in the world: a new social and political movement? In: DIAS, N. Hope for democracy: 25 years of Participatory Budgeting worldwide. São Brás de Alportel, Portugal: Loco Association, 2014.

FEDOZZI, L. Observando o Orçamento Participativo de Porto Alegre: análise histórica de dados: perfil social e associativo, avaliação e expectativas. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2007.

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO; C. R. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

NOBLAT, P. L. D. Orçamento Público: conceitos básicos. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública, 2014.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PARTICIPATORY BUDGETING PROJECT. Participatory Budgeting: next generation democracy, aug. 2016. Disponível em: https://www.participatorybudgeting.org/white-paper/. Acesso em: 20 jul. 2019.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA. Orçamento Participativo. 2017. Disponível em: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/op/. Acesso em: 08 nov. 2017.

SANTOS, B. S. Orçamento Participativo em Porto Alegre: para uma democracia redistributiva. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. p. 455-559.

SANTOS, C. D.; VALENTIM, M. L. P. As interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 19-33, jul./dez. 2014.

VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. INFOhome, Londrina, 2004. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=88. Acesso em: 06 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Saeger, M. M. de M. T., & Neto, J. A. S. de P. (2021). Implantação da gestão da informação e do conhecimento no orçamento participativo de João Pessoa/PB: uma proposta de diretrizes. Informação & Informação, 26(2), 490–514. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p490

Edição

Seção

Artigos