Contribuições dos estudos acerca da competência em informação para a ciência da informação: uma análise a partir da produção científica do ENANCIB entre 2015 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p232Palavras-chave:
Competência em informação, Produção cientifica, Ciência da informaçãoResumo
Introdução: No Brasil, a competência em informação tem ganhado cada vez mais espaço no âmbito científico e profissional nas áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Arquivologia. No período compreendido entre 2000 a 2019, contabilizam-se vinte anos desde o surgimento da primeira de produção acerca da temática no país, tornando-se importante analisar seu impacto neste contexto.Objetivo: Analisar as contribuições da competência em informação para a Ciência da Informação a partir da análise da produção científica dos anais do Encontro Nacional de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib) dos últimos cinco anos. De modo mais específico, visa a identificar os termos mais usados para designar a competência em informação, verificar a quantidade de trabalhos acerca da temática por Grupo de Trabalho, identificar as abordagens das pesquisas sobre competência em informação do Enancib a partir dos indicares de competência em informação.
Metodologia: Caracteriza-se como uma pesquisa de cunho exploratório e bibliográfico, com abordagem quantitativa e qualitativa.
Resultados: as pesquisas sobre a temática têm sido ampliadas ao longo dos anos no Enancib, o termo mais utilizado foi competência em informação; os indicadores que alcançaram uma quantidade significativa de trabalhos foram CoInfo em contextos e abordagens teóricas e CoInfo e bibliotecas, bibliotecários e arquivistas.
Conclusões: Observaram-se as abordagens temáticas que precisam ser mais pesquisadas, aquelas que mantêm certa periodicidade e aquelas que, possivelmente, permanecerão sendo discutidas no que tange aos aspectos da competência em informação no Brasil, tendo-se o estado da arte da competência em informação no que diz respeito ao Enancib no período delimitado.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
BELLUZZO, R. C. B. O estado da arte da competência em informação no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 47-76, jan./jul. 2017.
CARTA DE MARÍLIA. In: SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS. 3., 2014, Marília. Anais [...] Marília: UNESP; UNB; IBICT, 2014. Disponível em: http://gicio.valentim.pro.br/data/documents/Carta_de_Marilia_Portugues_Final.pdf. Acesso em 27 jun. 2020.
DECLARAÇÃO DE HAVANA: 15 ações de competência em informação/ ALFIN. 2012. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/Declaration/Compet.Declara-de-Havana.2012.Portu-Brasil.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
DECLARAÇÃO DE MACEIÓ sobre a competência informacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais [...] Maceió: FEBAB; IBICT; UnB, 2011. Disponível em: http://febab.org.br/declaracao_maceio.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
DECLARAÇÃO DE TOLEDO SOBRE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL. In: SEMINÁRIO DE TRABALHO “BIBLIOTECA, APRENDIZAJE Y CIUDADANÍA: LA ALFABETIZACIÓN INFORMACIONAL”, 2006, Toledo. Anais[...] Toledo: 2006.
DUDZIAK, E. A. Competência informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 1-22, 2010.
DUDZIAK, E. A. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003.
FARIAS, G. B.; FARIAS, M. G. G. Estudo bibliométrico das publicações do gt6: análise do termo competência.In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais [...] Salvador: ENANCIB, 2016.
GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço teórico do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 3, p. 83-92, 2010.
HATSCHBACH, M. H. L.; OLINTO, G. Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v.4, n.1, p. 20-34, jan./jun. 2008.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida, 2008. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/wsis/Documents/beaconinfsoc-pt.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020
LECARDELLI, J.; PRADO, N. S. Competência informacional no Brasil: um estudo bibliográfico no período de 2001 a 2005. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 21-46, dez. 2006. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/16. Acesso em: 27 jun. 2020.
LEITE, C.; SIMEÃO, E. L. M. S.; NUNES, E. M. A.; BRANCO, F. C.; FERES, G. G.; FREIRE, I. M.; BELLUZZO, R. C. B. Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 26, n. 3, p. 151-168, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31983. Acesso em: 27 jun. 2020.
MANIFESTO DE FLORIANÓPOLIS. Sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. 2013. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2011, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UNESP, 2011.
MANIFESTACIÓN de Paramillo. In: COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE TECNOLOGÍAS APLICADAS A LOS SERVICIOS DE INFORMACIÓN. 10., 2010, San Cristóvan. Anais […] San Cristóvan: ANABISAI, 2010. Disponível em: http://alfinenargentina.blogspot.com/2011/08/venezuela-manifestacion-sobre-alfin-de.html. Acesso em: 27 jun. 2020.
MARZAL, M. A. Evolución conceptual de la alfabetización en información a partir de la alfabetización múltiple en su perspectiva educativa y bibliotecaria. Investigación Bibliotecológica, v. 23, n. 47, p. 129-160, abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0187-358X2009000100006&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 27 jun. 2020
MATA, M. L. M. Competência em informação: questões terminológicas e conceituais. In: GERLIM, M. N. M. Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2018. p.364. (Coleção No balanço das redes: tradição e tecnologia, v. 2). Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32703. Acesso em: 18 maio 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Nova Iorque: ONU, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 20 abr. 2020.
TREIN, J. M.; VITORINO, E. V. A evolução da temática competência em informação no Brasil: um estudo bibliográfico no período de 2006 a 2013. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 11, p. 190-210, 2015. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/416. Acesso em: 27 jun. 2020.
URIBE TIRADO, A. Interrelaciones entre veinte definicionesdescripciones del concepto de alfabetización en propuesta de macro-definición. ACIMED, Havana, v. 20, n. 4, p. 1-22, 2009. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352009001000001. Acesso em: 27 jun. 2020.
VITORINO; E. V.; PIANTOLA, D. Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, v. 40 n. 1, p. 99- 110, jan./abr., 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.