Redes de colaboração intelectual: uma análise na formação e na produção científica dos docentes permanentes do programa de pós-graduação em ciência da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p131

Palavras-chave:

Ciência da informação, Colaboração intelectual, Produção científica, Rede de colaboração

Resumo

Objetivo: Analisa as redes de colaboração intelectual na formação, qualificação e produção bibliográfica dos docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva que tem como objetos de estudo a formação, a qualificação e a produção bibliográfica de 20 docentes permanentes, no período de 2019 a 2019. Caracteriza-se também como pesquisa documental com abordagens qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados na Plataforma Lattes, sistematizados em gráficos e grafos, e analisados e discutidos com fundamentos nos referenciais teóricos e nas Análises de Rede Sociais.
Resultado: A formação e a qualificação dos docentes apontam para convergências disciplinares diversas. Aquela se caracteriza pela pluralidade disciplinar, com maior participação das áreas de Biblioteconomia e Sociologia, esta, embora plural, apresenta maior unidade disciplinar com foco em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Letras. Embora contemple artigos científicos, comunicações em eventos, capítulos de livros, livros e resumos, totalizando 1.100 publicações, a rede de produção científica se concentra nas duas primeiras categorias, respectivamente, com 450 e 320 produções.
Conclusões: As redes de colaboração intelectual estabelecidas nos processos de formação, qualificação e produção científica dos docentes permanentes deste programa de pós-graduação se materializa em uma infraestrutura de produção de conhecimento permeada por um pluralismo epistemológico, que condiciona movimentos diversos de convergências disciplinares.

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Biografia do Autor

Mayte Luanna Dias de Melo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Sérgio Rodrigues de Santana, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Melo, M. L. D. de, Santana, S. R. de, Silva, A. K. A. da, & Souza, E. D. de. (2021). Redes de colaboração intelectual: uma análise na formação e na produção científica dos docentes permanentes do programa de pós-graduação em ciência da informação. Informação & Informação, 26(2), 131–154. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p131

Edição

Seção

Artigos