Pós-verdade: novo objeto de estudo para a ciência da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p94

Palavras-chave:

Epistemologia da ciência da informação, Pós-verdade, Informações falsas

Resumo

Introdução: Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a evolução da ciência da informação, seus conceitos e problemáticas, evidenciando como o recente fenômeno da pós-verdade coloca novas questões para a área.
Objetivo: Os objetivos se relacionam com a identificação e caracterização do fenômeno da pós-verdade de forma a demonstrar que ele representa uma nova realidade informacional a desafiar as categorias até então existentes na ciência da informação. Metodologia: Revisão de literatura e discussão epistemológica.
Resultados: Os resultados apontam a necessidade de a ciência da informação conferir centralidade ao atributo de “verdade” da informação, além de outros já estudados como relevância, recuperação, relação com o conhecimento, entre outros.
Conclusões: O fenômeno da pós-verdade se apresenta como o grande desafio contemporâneo da ciência da informação, a exigir maior aprofundamento em sua compreensão e o desenvolvimento de ações e estratégias para lidar com ele.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila. (2021). Pós-verdade: novo objeto de estudo para a ciência da informação. Informação & Informação, 26(1), 94–111. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p94

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Artigos