Letramentos e a educação CTS (ciência, tecnologia e sociedade): reflexões sobre a formação de cidadãos críticos na cultura digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p186

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias da informação e comunicação, Letramentos, Cultura digital

Resumo

Introdução: O presente artigo parte do seguinte princípio: como o letramento digital pode ser compatível com os pressupostos da educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)? A fim de responder os possíveis questionamentos o texto trata algumas temáticas como: sociedade ágrafa, sociedade grafocêntrica digital e tradicional, alfabetização, letramento, letramento digital, letramento digital crítico, letramento informacional, educação e CTS.
Objetivo: compreender quais os recursos que os letramentos e a educação CTS podem fornecer para auxiliar a formação de cidadãos conscientes.
Metodologia: foi realizado uma breve revisão de literatura sobre o tema nas bases de dados: BRAPCI, SCIELO, BDTD, Google Scholar e o ambiente virtual AVAdmin/UFSCar. Resultado: no contexto das tecnologias da informação e comunicação, encontramos na literatura estudada os recursos sobre letramento digital e a educação CTS para formação de cidadãos conscientes.
Conclusão: conclui-se, que a educação CTS contempla os pressupostos do letramento digital, a alfabetização científica e tecnológica, com vistas à participação cidadã consciente, ou seja, quanto mais os sujeitos forem letrados digitalmente maior a possibilidade de participação ativa na sociedade da informação.

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Biografia do Autor

Ana Paula Matos Bazilio, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Camila do Nascimento Cultri, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Veronica de Sousa Gomes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Daniel Ribeiro Silva Mill, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutor em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Bazilio, A. P. M., Cultri, C. do N., Gomes, V. de S., & Mill, D. R. S. (2021). Letramentos e a educação CTS (ciência, tecnologia e sociedade): reflexões sobre a formação de cidadãos críticos na cultura digital. Informação & Informação, 26(1), 186–205. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p186

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Artigos