O relacionamento das competências leitora e em informação com o processo de letramento na era digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p206

Palavras-chave:

Competência em informação, Competência leitora, Letramento na era digital, Sociedade da Informação e do conhecimento

Resumo

Introdução:As tecnologias de escrita, informação e comunicação potencializam a disseminação da informação, possibilitando a recuperação de obras impressas, eletrônicas e digitais em vários tipos de suportes como livros, periódicos, vídeos e web sites. Por meio do uso dos recursos tecnológicos enormes volumes de informações são disponibilizados, tornando-se necessário que o sujeito contemporâneo desenvolva competências no âmbito da informação e da leitura destinadas à promoção de aprendizagens significativas, em decorrência do uso de diferentes modalidades de textos e hipertextos perpassando o interesse, a necessidade e o prazer de ler.
Objetivo: O cenário apresentado requer colocar em análise o desenvolvimento da competência leitora e da competência em informação relacionadas com o processo de letramento na era digital.
Metodologia: Por meio de uma pesquisa descritiva e exploratória caracterizada a princípio como bibliográfica, identificam-se temas e procede-se ao delineamento de direcionamentos para as competências desenvolvidas na biblioteca, na escola, no ciberespaço, na universidade e em outros ambientes colaborativos de (in)formação, educação e cultura.
Resultados: No decorrer da análise dos temas e direcionamentos que compreendem as competências leitora e em informação inter-relacionadas com o processo de letramento, verifica-se que o acesso das modalidades de leituras multimodais e a capacidade de compreensão são essenciais para a apropriação do (hiper)texto. Identifica-se que o exercício de uma leitura crítica, adquirida por meio de um aprendizado colaborativo, requer processos de construção de práticas e projetos de leituras relacionadas com o uso ético da informação, dependendo, por conseguinte, de uma combinação de conhecimentos e atitudes sociais na era digital.
Conclusões: Durante o desenvolvimento da pesquisa percebe-se que a sociedade da informação e do conhecimento solicita do sujeito leitor competências que depreendam da combinação de habilidades (saber fazer), conhecimentos (saber ser) e atitudes (saber agir) no campo da informação e da leitura, assim como da aquisição de habilidades cognitivas e atitudes relacionadas com a escrita no âmbito da alfabetização, junto com a mobilização de práticas de leituras socialmente constituídas pelo processo de letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB. Professora na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Referências

ALMEIDA JUNIOR, O. F.; SANTOS NETO, J. A. Mediação da informação e a organização do conhecimento: interrelações. Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 98-116, 2014.

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000.

ARAÚJO JÚNIOR, R. H. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

BEDIN, J.; CHAGAS, M. T.; SENA, P. M. B. Competência informacional em biblioteca escolar: ações para o desenvolvimento. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 20, n. 3, p. 363-372, 2015.

BELLUZZO, R. C. B. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. Bauru, São Paulo: Cá Entre Nós, 2007.

BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. Competência em informação, redes de conhecimento e as metas educativas para 2021: reflexões e inter-relações. In: BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G.; VALETIM, M. L. P. Redes de conhecimento e competência em informação. Rio de Janeiro: Interciência, 2015.

BRASIL. Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, n. 36, seção 1, 20 fev. 1998.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 121, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTELLS, M. A Sociedade em rede: a era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
CAVALCANTE, L. E.; RASTELI, A. A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em biblioteca pública. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, n. 36, p. 157-180, 2013.

CUEVAS, A. Competencia lectora y alfabetización en información: un modelo para La biblioteca escolar en la sociedad del conocimiento. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v.1, n.1, p.3-20, jan./jun. 2008.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1996.

GERLIN, M. N. M. Produção de competência leitora em espaços tempos de informação, educação e cultura. In: Seminário Hispano Brasileño: Investigación em información, documentación y sociedade, 2017, Aracajú. Anais [...] Aracajú: EDUNIT, 2017.

GERLIN, M. N. M. Tecendo redes e contando histórias: competências em informação e narrativa na contemporaneidade. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2018. p.210. (Coleção No balanço das redes: tradição e tecnologia, v. 1)

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.

GOMES, H. F.; SANTOS, R. R. Atividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas. Ciência da Informação, v. 43, n. 2, 2014.

GOMES, H. F. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: filosofia da informação, v. 5, n. 2, p. 10-21, 2019.

GULKA, J. A.; LUCAS, E. R. O. O bibliotecário enquanto personagem na contribuição para a ética em periódicos científicos. In: MATOS, J. C. Reflexões sobre ética na gestão da informação. Florianópolis, SC: UDESC,2018.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

LÉVY, P. O que é virtual? São Paulo: Editora 34 Ltda, 2011.

SOARES, M. Alfabetização e letramento, caminhos e descaminhos. Pátio: Revista Pedagógica, p. 96-100, fev. 2004.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.

VARELA, A. V.; BARBOSA, M. L. A.; FARIAS, M. G. G. Humanismo e tecnologia na perspectiva da competência informacional e midiática. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. Especial, p. 280-300, 2017.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Gerlin, M. N. M. (2021). O relacionamento das competências leitora e em informação com o processo de letramento na era digital. Informação & Informação, 26(1), 206–231. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p206

Edição

Seção

Artigos