Mediação cultural em bibliotecas públicas de Curitiba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p38

Palavras-chave:

Mediação cultural, Biblioteca pública, Bibliotecário, Biblioteconomia

Resumo

Introdução: Ao considerar fundamental a atuação das bibliotecas públicas na função de colaborar com a difusão e a visibilidade das diversas manifestações culturais e a sua contribuição na disseminação e consolidação do conhecimento, a pesquisa apresentada traz uma análise da situação atual das bibliotecas públicas e seus profissionais na cidade de Curitiba.
Objetivo: Com vistas a descrever práticas culturais e conhecer a dinâmica das bibliotecas públicas de Curitiba.
Metodologia:
Para tal, realizou-se pesquisa exploratória, bibliográfica, descritiva e abordagem qualitativa.
Resultados: Obteve-se a identificação e descrição de 28 projetos que podem ser caracterizados como práticas culturais.
Conclusões: Evidencia-se que bibliotecárias e bibliotecários podem auxiliar no desenvolvimento da comunidade e a mediação cultural pode gerar inclusão, apropriação da informação, desenvolver estímulos para novas áreas de conhecimento, promover lazer, entretenimento e acesso à cultura.

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Biografia do Autor

Josiele Scheuer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. 

Jéssica Bedin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Priscila Machado Borges Sena, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis. 

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

SCHEUER, Josiele; BEDIN, Jéssica; SENA, Priscila Machado Borges. Mediação cultural em bibliotecas públicas de Curitiba. Informação@Profissões, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 38–53, 2020. DOI: 10.5433/2317-4390.2020v9n2p38. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/41254. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos