O arquivista do século XXI: relato da proposta de reformulação dos cursos de Arquivologia da UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p240

Palavras-chave:

Núcleo Docente Estruturante. Matriz curricular. Fundamentos Gerais da Arquivologia. Mercado de Trabalho e Fomento Científico.

Resumo

Introdução: Versa sobre a proposta de reformulação de currículo promovida pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Arquivologia.
Objetivo:  Discorrer sobre os resultados das discussões para a reformulação curricular dos cursos de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia.
Metodologia:
Trata-se de um relato de experiência, estudo descritivo de natureza qualitativa.
Resultados: São relatadas as ações dos trabalhos a partir da identificação do perfil de egresso alinhado às demandas do mercado de trabalho voltadas para as questões norteadoras da gestão dos documentos no século XXI; listadas as competências e habilidades do Arquivista; proposto quatro eixos temáticos.
Conclusões: São apresentadas as ementas dos eixos norteadores para a construção da proposta da matriz curricular dos Cursos, bem como, competências e habilidades dos arquivistas egressos da UFBA.

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Biografia do Autor

Francisco José Aragão Pedroza Cunha, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento Documentação e Informação da Universidade Federal da Bahia

Derek Warwick da Silva Tavares, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Departamento Documentação e Informação da Universidade Federal da Bahia.

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento Documentação e Informação da Universidade Federal da Bahia. 

Maíra Salles de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFBA). Professora Assistente da Universidade Federal da Bahia. 

Gillian Leandro de Queiroga Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Fderal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia.

Natanael Vitor Sobral, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Fderal da Bahia (PPGCI-UFBA). Professor da Universidade Federal da Bahia.

Wiliam de Araujo Lopes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Técnico administratido da Universidade Federal da Bahia.

Referências

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

CUNHA, Francisco José Aragão Pedroza; TAVARES, Derek Warwick da Silva; SOUSA, Ana Claudia Medeiros de; SOUZA, Maíra Salles de; LIMA, Gillian Leandro de Queiroga; SOBRAL, Natanael Vitor; LOPES, Wiliam de Araujo. O arquivista do século XXI: relato da proposta de reformulação dos cursos de Arquivologia da UFBA. Informação@Profissões, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 240–261, 2020. DOI: 10.5433/2317-4390.2020v9n2p240. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/40646. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências

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