Mediação da informação no campo da moda
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p95Palavras-chave:
Mediation of Information, Mediation of sources of information, Fashion Information, University LibrarianResumo
Introdução: Mediação da informação e de fontes de informação na moda constituem o interesse deste artigo.
Objetivos: Discute e apresenta possibilidades de mediação da informação e de mediação de fontes de informação na Moda realizadas pelo profissional da informação, em especial, o bibliotecário universitário.
Metodologia: Apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica.
Resultados: Tanto a mediação da informação quanto a de fontes de informação na Moda constituem-se como elementos fundamentais ao bibliotecário universitário que atua em instituição de ensino superior que disponibilize o curso de Design de Moda. As modatecas, tecidotecas e tecitecas constituem novos campos de atuação para o bibliotecário universitário.
Conclusões: Considera que quando a informação especializada é mediada de acordo com o interesse e necessidade dos usuários – estudantes, docentes e pesquisadores – de Moda, possivelmente eles poderão se apropriar dela e construir conhecimento neste campo, bem como prospectar e criar coleções e objetos têxteis. Conclui que o campo informacional em Moda é complexo e diversificado e, portanto, requer a mediação de um profissional da informação.
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