Historia de las bibliotecas escolares en Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p01Palabras clave:
Biblioteca escolar, Londrina, HistoriografiaResumen
Introducción: Este artículo tiene por objetivo presentar la historia de las bibliotecas escolares enlaciudad de Londrina, sudesarrollo desde lacolonización hasta nuestros dias.Objectivos: La investigacion tuvo como objetivo describir y analizar la aparición de las bibliotecas escolares em lo sistema educativo y la estruturación de las bibliotecas em los espacios, evolución, los logros y el progreso.
Metodología: Es un carácter bibliográfico de investigación, basado em La identificación, lectura y análisis de documentos escritos, leyes y decretos que se produjo em el tiempo en esta ciudad.
Resultados: Aborda la descripción de la evolución histórica de las bibliotecas escolares en la ciudad de Londrina, así como su política de formación de lectores, en particular, a través del Proyecto Palabras Andantes.
Conclusiones: Esta instituición, aun que em la actualidad este garantizada por lãs leyes, todavia requiere madurez y reflexiones más profundas. Intenta-se con este trabajo presentar la histografia de las bibliotecas escolares en Londrina y elevar los debates y contribuiciones para los futuros estudios sobre este tema.
Descargas
Citas
BONI, Paulo César. Fincando estacas! A história de Londrina (década de 30) em textos e imagens. Londrina: 2004.
BRASIL. Governo Federal. Lei n. 10.753 de 30 de outubro de 2003. Da Política Nacional do Livro – Diretrizes Gerais. Disponível em: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/leis/2003/lei10753.htm. Acesso em: 20 fev. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação de bibliotecas escolares no Brasil Brasília: Ministério da Educação, 2011.
BRASIL. Ministério da Cultura. Prêmio Viva Leitura 2008. Disponível em: http://www.premiovivaleitura.org.br/pdf/vivaLeitura2008.pdf. Acesso em: 25 fev. 2013.
CANDOTTI, Eliane A. Memórias da cidade: Londrina 1930/1960. 1997. Monografia (Especialização em História) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 1997.
CÉSAR, Zênite T. R. Estudo da evolução do ensino municipal de Londrina 1930- 1970.1976. Tese (Livre Docência) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1976.
COUTINHO, Humberto Puiggari. Londrina 25 anos de sua história. São Paulo: gráfica universal, 1959.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Museu histórico Pe. Carlos Weiss. Boletim, Londrina, n. 6, 1980.
LONDRINA. Prefeitura Municipal. Biblioteca Pública de Londrina: 50 anos no coração da cidade. Londrina: Midiograf, 2001.
LONDRINA. Prefeitura Municipal. O que fizemos o que fazemos o que faremos. Sec. Ed. e Cultura Londrina. Prefeitura Municipal. Bibliotecas Escolares. Disponível em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=232&Itemi d=306. Acesso em: 03 jan. 2013.
LONDRINA. Prefeitura Municipal. Biblioteca Infantil de Londrina. Disponível em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=229&Itemi d=304. Acesso em 12 fev. 2013.
LONDRINA. Prefeitura Municipal. Weiss Projeto Sócio pedagógico de novas diretrizes educacionais para o Município de Londrina. Curitiba: Consulplan, 1969.
LONDRINA. Prefeitura Municipal. Relatório de atividades da Biblioteca Infantil de Londrina. Londrina: Sec. Ed. Cultura, 2013.
LONDRINA. Prefeitura Municipal. Lei nº 11.535, de 9 de abril de 2012. Dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Londrina, seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, interrelações entre os seus componentes, recursos humanos, financiamento e dá outras providências. Disponível em: http://www2.londrina.pr.gov.br/jornaloficial/images/stories/jornalOficial/jornal_1845_assin ado.pdf. Acesso em: 5 abr. 2013.
PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria de Estado de Educação. Ato Administrativo n. 282 de 2012. Londrina: NRE, 2012a.
PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria de Estado de Educação. Pasta de documentação escolar do Colégio Evaristo da Veiga. Londrina: NRE, 2012b.
SILVA, Rovilson José. A hora do conto na escola: paradoxos e desafios. Revista Terra e Cultura, Londrina, n. 43, ano 22, jul./dez, 2006a. Disponível em: http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/terra_cultura/n43/terra_07.pdf. Acesso em: 5 abr. 2013.
SILVA, Rovilson José.Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina: Eduel, 2010.
SILVA, Rovilson José.O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação. 2006. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Marília, 2006b. Disponível em: http://base.repositorio.unesp.br/handle/11449/101530. Acesso em: 5 abr. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.