Pedagogia, Arquitetura e Biblioteconomia: processos pedagógicos para reestruturar uma biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n1p04Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Processos Pedagógicos, Reestruturação arquitetônica, Pedagogia, Arquitetura, BiblioteconomiaResumo
Introdução: As bibliotecas escolares em geral ainda não conseguiram propiciar, aos seus leitores, um espaço que possam sentir-se acolhidos física, psicológica e culturalmente, e a biblioteca do Instituto Estadual de Educação de Londrina (IEEL) não é uma exceção.
Objetivo: Disseminar as interferências realizadas na biblioteca do IEEL pela equipe do Projeto de extensão “Formação do Mediador de leitura em escola pública” no período de 2012 a 2015.
Metodologia: Os procedimentos foram construídos utilizando metodologia colaborativa multidisciplinar e tiveram a participação de docentes e discentes da UEL, direção, equipe pedagógica e atendentes de biblioteca do IEEL.
Resultados:Foram realizadas interferências na readequação espacial da biblioteca escolar associada à mediação pedagógica da leitura, visando à formação de leitores. Para tanto ocorreram inúmeras reuniões de estudo e pesquisa, discussão a respeito de biblioteca, seu espaço e suas funções, reconhecimento do espaço biblioteca no IEEL e na Biblioteca Central da UEL, construção do projeto arquitetônico confortável e aprazível.
Conclusões: As primeiras readequações espaciais da biblioteca dessa escola pública já têm surtido efeito, pois vêm atendendo às necessidades de uso desse ambiente pela comunidade escolar de forma satisfatória.
Downloads
Referências
BÚFALO, Kátia; SILVA, Rovilson José da; BORTOLIN, Sueli. Processo de readequação pedagógica da biblioteca do IEEL. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 16.; SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 7., 2015. Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: Departamento de Educação, 2015, p.155-159. Disponível em: https://bit.ly/3j233Gp. Acesso em: 21 dez. 2015.
OLIVEIRA, Giovana Takahashi de. Estudo preliminar (B) elaborado para a biblioteca escolar do IEEL, em planta. 2014.
PACHECO, Camila Buono et al. Reestruturação arquitetônica e pedagógica da biblioteca escolar de uma escola pública. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 16.; SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 6., 2015, Londrina. Anais... Londrina: Departamento de Educação, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3i93OhM. Acesso em: 21 dez. 2015.
RIBEIRO, Giovana Luppi Pezarini. Estudo preliminar (A) elaborado para a biblioteca escolar do IEEL, em planta. 2014.
SILVA, Rovilson José da; YLLANA, Teba Silva; BORTOLIN, Sueli. Mediação pedagógica numa biblioteca de escola púbica em Londrina. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES - CIBES, 2015, Marília - SP. Anais eletrônicos... Marília - SP: Unesp, 2015. Disponível em: http://fontes.marilia.unesp.br/eventos/index.php/cibes2015/CIBES2015/ paper/view/8. Acesso em: 21 dez. 2015.
SILVA, Rovilson José da et al. Reestruturação arquitetônica e pedagógica da biblioteca de uma escola pública de Londrina. In: SIMPÓSIO DE EXTENSÃO DA UEL [Por Extenso], 3., 2014, Londrina - Pr. Anais... Londrina - Pr: UEL, 2014.
SILVA, Rovilson José da. Projetar a Biblioteca da Escola: recomendações. In: BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Espaços e ambientes para leitura e informação. Londrina: ABECIN, 2012, p. 157- 172.
VIDULLI, Paola. Diseño de bibliotecas: guia para planificar y proyectar bibliotecas públicas. Gijón (Asturias): TREA, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.