Pedagogia, Arquitetura e Biblioteconomia: processos pedagógicos para reestruturar uma biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n1p04Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Processos Pedagógicos, Reestruturação arquitetônica, Pedagogia, Arquitetura, BiblioteconomiaResumo
Introdução: As bibliotecas escolares em geral ainda não conseguiram propiciar, aos seus leitores, um espaço que possam sentir-se acolhidos física, psicológica e culturalmente, e a biblioteca do Instituto Estadual de Educação de Londrina (IEEL) não é uma exceção.
Objetivo: Disseminar as interferências realizadas na biblioteca do IEEL pela equipe do Projeto de extensão “Formação do Mediador de leitura em escola pública” no período de 2012 a 2015.
Metodologia: Os procedimentos foram construídos utilizando metodologia colaborativa multidisciplinar e tiveram a participação de docentes e discentes da UEL, direção, equipe pedagógica e atendentes de biblioteca do IEEL.
Resultados:Foram realizadas interferências na readequação espacial da biblioteca escolar associada à mediação pedagógica da leitura, visando à formação de leitores. Para tanto ocorreram inúmeras reuniões de estudo e pesquisa, discussão a respeito de biblioteca, seu espaço e suas funções, reconhecimento do espaço biblioteca no IEEL e na Biblioteca Central da UEL, construção do projeto arquitetônico confortável e aprazível.
Conclusões: As primeiras readequações espaciais da biblioteca dessa escola pública já têm surtido efeito, pois vêm atendendo às necessidades de uso desse ambiente pela comunidade escolar de forma satisfatória.
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