Espaços para a ociosidade na biblioteca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n1p104

Palavras-chave:

Ocioteca, Biblioteca, Espaços de leitura

Resumo

Introdução: As bibliotecas sempre se apresentaram como possibilidades de busca de informação e cultura, mas ainda não são concebidas como local de ociosidade. Esse trabalho trata da ocioteca, isto é, espaço que leva os usuários a relaxar, descansar por meio da leitura.
Objetivo: Enfatizar a importância do ócio para os indivíduos, tendo as bibliotecas como espaços dessa prática.
Metodologia: A metodologia escolhida é a bibliográfica e tem como ponto de partida alguns textos em língua espanhola, publicados na Revista Educación y Biblioteca.
Resultados: Por se tratar de uma temática pouco discutida no dia a dia, os resultados são preliminares e inconclusos, por isso é um diálogo com os mediadores de leitura, para que estes influenciem as mudanças nas bibliotecas, podendo transformar-se em lugares destinados ao ócio e ao lazer.
Conclusão: A primeira conclusão é a possibilidade de viabilizar esses espaços, mas não basta apenas boa vontade, pois exige planejamento, elaboração de projetos de captação de recursos, formação de mediadores em prol de ambientes desse gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Márcia Crispim Junior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Rovilson José da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília. Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Sobe os métodos e as técnicas de pesquisa: reflexões. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005. p. 161-171.

AZEVEDO, Maria de Fátima Mendes de; SANTOS, Michelle Steiner dos; OLIVEIRA, Rúbia de. O uso da cor no ambiente de trabalho: uma ergonomia da percepção. Guia do aluno. 2013. Disponível em: http://www.gastronomiabh.com.br/arquivos/AV1-cores.pdf. Acesso em: 02 set. 2014.

BICCATECA. Disponível em: http://biccateca.com.br/biccatecasite/linha-multi/. Acesso em: 06 out. 2014.

CRISPIM JUNIOR, Márcia. Ocioteca: uma proposta para mediação da literatura. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

FERRAZ, Eucanaã. Veneno antimonotonia: os melhores poemas e canções contra o tédio. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

GÓMEZ HERNÁNDEZ, José Antonio; GARCÍA GÓMEZ, Juan Carlos. La biblioteca pública y la oferta de servicios de ócio basados em recursos eletrônicos. Educación y biblioteca, v.13, n. 123, p. 62-67, 2001. Disponível em: http://gredos.usal.es/jspui/bitstream/10366/118770/1/EB13_N123_P62- 67.pdf>. Acesso em: 19 maio 2014.

JENSEN, Claus. Conectados com a leitura pela rede. Blumenews. 2013. Disponível: http://www.blumenews.com.br/site/index.php/colunas/colunas/item/898 0-conectados-com-a-leitura-pela-rede>. Acesso em: 04 out. 2014.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

OCIOTECAS. v. 13, n. 123, maio/jun. 2001. Educación y biblioteca, Disponível em: http://es.youscribe.com/catalogue/libros/conocimientos/ ciencias-humanas-y-sociales/educacion-y-biblioteca-n-123-numerocompleto-1785375. Acesso em: 29 maio 2014.

PÉREZ FERRÉS, Sofia. Acessibilidade física. In: PUPO, Deise Tallarico; MELO, Amanda Meincke; PÉREZ FERRÉS, Sofia. (Org.). Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas: Unicamp, 2008.

SILVA, Rovilson José da. Acervo Pessoal: fotos 1, 3, 4, 5 e 6. Rio de Janeiro: Biblioteca Parque Estadual – RJ, 2014.

VASCONCELOS, Christianne Soares Falcão; VILLAROUCO, Vilma; SOARES, Marcelo Márcio. Avaliação ergonômica do ambiente construído: estudo de caso em uma biblioteca universitária. Revista Brasileira de Ergonômia, v. 4, n. 1, p.5-25, 2009. Disponível em: http://www.abergo.org.br/revista/index.php/ae/article/view/69/66. Acesso em: 20 ago. 2014.

WITTER, Geraldina Porto. Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e busca da informação. Estudos de Psicologia, v.7, n.1, p.5-30, jan./jul. 1990.

Downloads

Publicado

2015-10-22

Como Citar

BORTOLIN, Sueli; CRISPIM JUNIOR, Márcia; SILVA, Rovilson José da. Espaços para a ociosidade na biblioteca. Informação@Profissões, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 104–119, 2015. DOI: 10.5433/2317-4390.2015v4n1p104. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/23520. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)