Espaços para a ociosidade na biblioteca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n1p104

Palavras-chave:

Ocioteca, Biblioteca, Espaços de leitura

Resumo

Introdução: As bibliotecas sempre se apresentaram como possibilidades de busca de informação e cultura, mas ainda não são concebidas como local de ociosidade. Esse trabalho trata da ocioteca, isto é, espaço que leva os usuários a relaxar, descansar por meio da leitura.
Objetivo: Enfatizar a importância do ócio para os indivíduos, tendo as bibliotecas como espaços dessa prática.
Metodologia: A metodologia escolhida é a bibliográfica e tem como ponto de partida alguns textos em língua espanhola, publicados na Revista Educación y Biblioteca.
Resultados: Por se tratar de uma temática pouco discutida no dia a dia, os resultados são preliminares e inconclusos, por isso é um diálogo com os mediadores de leitura, para que estes influenciem as mudanças nas bibliotecas, podendo transformar-se em lugares destinados ao ócio e ao lazer.
Conclusão: A primeira conclusão é a possibilidade de viabilizar esses espaços, mas não basta apenas boa vontade, pois exige planejamento, elaboração de projetos de captação de recursos, formação de mediadores em prol de ambientes desse gênero.

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Biografia do Autor

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Márcia Crispim Junior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Rovilson José da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília. Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

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Publicado

2015-10-22

Como Citar

Bortolin, S., Crispim Junior, M., & Silva, R. J. da. (2015). Espaços para a ociosidade na biblioteca. Informação@Profissões, 4(1), 104–119. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n1p104

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