As bibliotecas do IFRJ no contexto da pandemia

uma contribuição de diretrizes para suas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2023v12n3p40

Palavras-chave:

Bibliotecas multiníveis, Redes sociais, Diretrizes, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Objetivo: A finalidade deste estudo é desenvolver e propor diretrizes que auxiliem e orientem os bibliotecários do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) na publicação de conteúdos nas redes sociais, com o intuito de disseminar informações relevantes e direcionadas aos públicos-alvo, especialmente em meio à pandemia.
Metodologia: O procedimento utilizado neste estudo é definido como exploratório, respaldado em uma abordagem quanti-qualitativa. Foram levantados e analisados dados sobre o conteúdo das postagens referentes aos diferentes segmentos de ensino das bibliotecas do IFRJ nas redes sociais.
Resultados: Os desfechos da análise demonstram que as postagens nas redes sociais promovem a interatividade entre os segmentos discentes e toda a comunidade acadêmica do IFRJ, especialmente durante o período de isolamento físico imposto pela pandemia. No entanto, também foi identificada uma falta de uniformidade e planejamento nas postagens, com diversidades de conteúdo que não seguem uma linha estratégica clara.
Conclusões: Diante dos resultados obtidos, conclui-se que as bibliotecas do IFRJ possuem uma ferramenta importante de comunicação com sua comunidade por meio das redes sociais. No entanto, é essencial desenvolver e formalizar diretrizes que orientem os bibliotecários na publicação de conteúdos mais estratégicos e direcionados aos diferentes públicos-alvo. Isso contribuirá para uma comunicação mais eficaz e para uma melhor gestão do conhecimento dentro da instituição.

Biografia do Autor

Cassia Rosania Nogueira dos Santos, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutoranda em Gestão e Organização do Documentono no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária e Coordenadora da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Duque de Caxias, Brasil.

Cintia Luciano de Paiva, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Mestra em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária - documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Paracambi, Brasil.

Sergio Pinheiro Rodrigues, Agencia Nacional de Saúde Suplementar - ANS

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecário da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rio de Janeiro, Brasil.

Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil.

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Publicado

2024-07-21

Como Citar

Santos, C. R. N. dos, Paiva, C. L. de, Rodrigues, S. P., & Aganette, E. C. (2024). As bibliotecas do IFRJ no contexto da pandemia: uma contribuição de diretrizes para suas redes sociais. Informação@Profissões, 12(3), 40–60. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2023v12n3p40