Bibliotecas escolares

Brasil e Portugal - diretrizes e orientações para formação/construção de bibliotecas escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2023v12n3p92

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares, Bibliotecas de escola, Gestão de bibliotecas, Recursos de Informação

Resumo

Objetivo: Investigar os parâmetros para a elaboração e construção de bibliotecas escolares. Além disso, busca-se verificar e fazer uma análise das bibliotecas escolares do Brasil e de Portugal.
Metodologia: A metodologia utilizada ao presente estudo tem um cunho quali-descritivo e exploratório, a revisão de literatura e recorreu-se também às diretrizes e normas/orientações internacionais de organizações como American Association of School Librarians, International Federation of Library Associations and Institutions, International Association of School Librarianship, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e Rede de Bibliotecas Escolares. A realidade das bibliotecas escolares no Brasil inclui a ausência das mesmas em boa parte das escolas brasileiras. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira apontam que boa parte das escolas brasileiras não possuem bibliotecas.
Resultado: Os resultados desvelam que muitas escolas brasileiras além de não possuírem bibliotecas escolares, não contratam bibliotecários formados, conforme a legislação exige que as bibliotecas dos mais variados tipos e formatos sejam administradas, organizadas, o tratamento informacional e a orientação à pesquisa ao leitor sejam realizados por profissionais com formação universitária em Biblioteconomia, e os atendentes de biblioteca exige-se o curso de técnico em biblioteconomia.
Conclusão: Chegamos à conclusão de que houve um avanço em relação ao número de bibliotecas escolares, mas ainda está aquém do básico ideal, a má preparação acadêmica e a ausência seja da biblioteca escolar e/ou do bibliotecário escolar ainda é predominante em boa parte do sistema de educação básica.

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Biografia do Autor

Alan Freire de Lima, Logos University International - UNILOGOS

Doutor em Psicologia pela European International University (EIU). Doutor em Antropologia pela Logos University International (UNILOGOS), Paris, França/São Paulo, Brasil.

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Publicado

2024-07-21

Como Citar

LIMA, Alan Freire de. Bibliotecas escolares: Brasil e Portugal - diretrizes e orientações para formação/construção de bibliotecas escolares. Informação@Profissões, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 92–122, 2024. DOI: 10.5433/2317-4390.2023v12n3p92. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/49083. Acesso em: 8 dez. 2024.