Deslumbre pela ética

o uso da contação de histórias para a compreensão da ética desde a fase pré-escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2023v12n1/2p21

Palavras-chave:

Contação de histórias, Ética, Ética para crianças, Mediação oral

Resumo

Objetivos: Refletir a contação de história como estratégia/recurso para o deslumbre sobre a Ética em crianças na fase pré-escolar.
Metodologia: Estudo teórico, de natureza básica, com abordagem qualitativa e tipologicamente exploratório e descritivo, sobre os conceitos de Ética em linhas interdisciplinares como reforço no processo de formação do pensamento crítico, moral e social da criança.
Resultado: Identifica-se a Ética como parte fundamental na formação de crianças desde a fase pré-escolar. Reconhece-se a contação de histórias como uma estratégia/recurso potencializador na abordagem da Ética para crianças, visto que a transmissão de conhecimento por meio de palavras, imagens, sons, etc., é um poderoso estímulo à imaginação e à noção de pertença.
Conclusão: O estudo aponta para a necessidade da disseminação da Ética desde os primeiros anos de vida para a promoção de uma sociedade melhor. Indica-se a contação de histórias para a apresentação da Ética às crianças e constata-se que esta estratégia/recurso auxilia no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Constantino, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil.

Valdir de Aguiar, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Técnico em biblioteca da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil.

Juliana Cardoso dos Santos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil.

Referências

A IMPORTÂNCIA do ato de ler [Paulo Freire]. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (25min 58). Publicado pelo canal Jorge Borges, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BLkwy3uuzXg. Acesso em: 26 maio 2022.

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

AGUIAR, Beatriz Carmo Lima de. A epistemologia do educador infantil de creche. 2002. 253 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2002.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.

BARCELLOS, Gladis Maria Ferrão; NEVES, Iara Conceição Bitencourt. Hora do conto: da fantasia ao prazer de ler: subsídios a sua realização em bibliotecas públicas e escolares. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1995.

BARROS, Maria Helena Toledo Costa de. A mediação da literatura na biblioteca. In: BARROS, Maria Helena Toledo Costa de; BORTOLIN, Sueli; SILVA, Rovilson José da. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA, 2006. p. 17-22.

BORTOLIN, Sueli. A leitura literária em suportes eletrônicos na biblioteca infanto-juvenil. In: BARROS, Maria Helena Toledo Costa de; BORTOLIN, Sueli; SILVA, Rovilson José da. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA, 2006. p.49-64.

BORTOLIN, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.

BORTOLIN, Sueli; BURGHI, Vera Jussara. A interação entre o bibliotecário e o

leitor-ouvinte na contação de histórias. Informação@Profissões, Londrina, v. 3, n. 1/2, p. 213-226, jan./dez. 2014. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/21059/pdf_25. Acesso em: 21 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p213

BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Mediação oral da informação: a visibilidade dos mediadores da Ciência da Informação. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 33-55.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 maio 2022.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2006.

CAVALCANTE, Lidia Eugênia. Mediação e narrativa na voz dos contadores de histórias. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 107-125.

CENCI, Angelo Victório. A educação moral em perspectivas: concepções clássicas e desafios atuais. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2007.

COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. 8. ed. São Paulo: Ática, 1998.

DEVRIES, Rheta; ZAN, Betty. A ética na educação infantil: o ambiente sócio-moral na escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.

EQUIDADE. In: DICIO: Dicionário online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/equidade/. Acesso em: 26 maio 2022.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JIRON, Maturi. Construtivismo: teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna, 1995.

LIMA, Anne Elen de Oliveira. A ética e o ensino infantil: o desenvolvimento moral na pré-escola. 2003. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/91263/lima_aeo_me_mar.p df?sequence=1. Acesso em: 21 abr. 2022.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. Brasília: CNM, 2022. Disponível em:

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 23 maio 2022.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética: sabedoria e ilusões da filosofia; problemas da psicologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

RODRIGUES, Célia Cristina Cavaco da Palma. O papel da mediação do conto no desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolar. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) – Universidade do Algarve. Faro, 2015. Disponível em: https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/7932/1/RELAT%C3%93RIO%20-%20O%20papel%20da%20media%C3%A7%C3%A3o%20do%20conto%20no%20 desenvolvimento%20.pdf. Acesso em: 21 abr. 2022.

SILVA, Maria Cristina Pereira da. A contribuição de valores éticos no ensino infantil. 2009. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – União de Escolas Superiores Paraíso. São Sebastião do Paraíso, 2009. Disponível em: https://calafiori.edu.br/wp-content/uploads/2018/04/A-CONTRIBUI%C3%87%C 3%83O-DE-VALORES-%C3%89TICOS-NO-ENSINO-INFANTIL.pdf. Acesso em: 21 abr. 2022.

SILVA, Regiane Cristina Lopes da. O bibliotecário-narrador e os encontros narrativos: contribuições bakhtinianas para o incentivo à mediação oral da literatura. 2020. 226 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/13133/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Regiane_Cristina_Lopes_da_Silva_vers%c3%a3o_%20final_corr.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 21 abr. 2022.

SILVA, Rovilson José da Silva. Oralidade e mediação pedagógica de leitura na escola. In: BORTOLIN, Sueli; NETO, João Arlindo dos Santos; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 89-105.

STOCKER, Claudia Teresinha; FIALHO, Janaina. A contação de histórias como recurso na formação de leitores: projetos permanentes e gestão profissional na biblioteca pública infantil de Sergipe no período de 2007 a 2018. Aracaju: Infographics, 2019. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/13324/2/CLAUDIA_STOCKER_Contacao_Histori as.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas: Mercados das Letras; São Paulo: Fapesp, 2000.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

CONSTANTINO, Ana Cláudia; AGUIAR, Valdir de; SANTOS, Juliana Cardoso dos. Deslumbre pela ética: o uso da contação de histórias para a compreensão da ética desde a fase pré-escolar. Informação@Profissões, [S. l.], v. 12, n. 1/2, p. 21–43, 2024. DOI: 10.5433/2317-4390.2023v12n1/2p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/48152. Acesso em: 4 nov. 2024.