Deslumbre pela ética
o uso da contação de histórias para a compreensão da ética desde a fase pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2023v12n1/2p21Palavras-chave:
Contação de histórias, Ética, Ética para crianças, Mediação oralResumo
Objetivos: Refletir a contação de história como estratégia/recurso para o deslumbre sobre a Ética em crianças na fase pré-escolar.
Metodologia: Estudo teórico, de natureza básica, com abordagem qualitativa e tipologicamente exploratório e descritivo, sobre os conceitos de Ética em linhas interdisciplinares como reforço no processo de formação do pensamento crítico, moral e social da criança.
Resultado: Identifica-se a Ética como parte fundamental na formação de crianças desde a fase pré-escolar. Reconhece-se a contação de histórias como uma estratégia/recurso potencializador na abordagem da Ética para crianças, visto que a transmissão de conhecimento por meio de palavras, imagens, sons, etc., é um poderoso estímulo à imaginação e à noção de pertença.
Conclusão: O estudo aponta para a necessidade da disseminação da Ética desde os primeiros anos de vida para a promoção de uma sociedade melhor. Indica-se a contação de histórias para a apresentação da Ética às crianças e constata-se que esta estratégia/recurso auxilia no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças.
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