Percepções da disciplina de atuação e ética profissional na práxis do bibliotecário
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n3p87Palavras-chave:
Ética Profissional, Bibliotecário, Inovação Tecnológica, Educação ContinuadaResumo
Objetivo: Perceber como a disciplina de Atuação e Ética Profissional pode motivar uma formação ética para o mercado de trabalho.
Metodologia: A coleta de dados foi feita por meio de questionário dividido em duas partes: a primeira, sobre questões de aplicabilidade conceitual e metodológicas da disciplina, a segunda buscou compreender as perspectivas desses discentes após sua formatura.
Resultados: Os resultados se constituíram de depoimentos favoráveis à disciplina no tocante à metodologia empregada, além do alcance do ensino-aprendizado dos estudantes.
Conclusões: Os conteúdos apresentados de modo interdisciplinar, aos alunos da disciplina, são tidos na concepção da sala de aula como um laboratório de análise, um pré-ensaio profissional em que se provocam diálogos, questionamentos sobre a profissão.
Downloads
Referências
ANDRADE, Valéria Beatriz; FONSECA, Antônio Luís. Formação continuada do bibliotecário: a importância da capacitação na área da informática para o profissional da informação. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 124-144, set. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n47p124. Acesso em: 29 out. 2021.
FELIPE, André Anderson Cavalcante. Reflexões sobre as mudanças sociais motivadas pelo desenvolvimento tecnológico: a necessidade de instituir uma reflexão ética na utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/11904. Acesso em: 01 jul. 2021.
HENDRIX, Lityz Ravel; WALTER, Maria Tereza Machado Teles. Percepções dos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília sobre a grade curricular, as competências e o mercado de trabalho. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 3, p. 65-99, dez. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/25835. Acesso em: 29 out. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NASCIMENTO, Anízia Costa; FIGUEIREDO, Etienny Kelen Pinheiro; FREITAS, Georgete Lopes. Redimensionamento do profissional da informação no mercado de trabalho. Infociência, São Luís, v. 3, p. 31-43, 2003.
NEVES, Barbara Coelho. Informação, trabalho e dinheiro: a felicidade está em si fazer o que se gosta. Informação & Informação, Londrina, v. 20, n. 1, p. 334-343, mar. 2015. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/10684. Acesso em: 26 out. 2021.
SANTOS, Priscila Reis dos; MESQUITA, José Marcos Carvalho de; NEVES, Jorge Tadeu de Ramos; BASTOS, Alessandra Mesquita. Inserção no mercado de trabalho e a empregabilidade de bacharéis em Biblioteconomia. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 14-32, jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23063. Acesso em: 28 out. 2021.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. A tríade identidade, ética e informação na biblioteconomia brasileira: análise sobre o código de ética do bibliotecário. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 7, n. 2, p. 76-101, jan./jun. 2010. Disponível em: http://www.brapci.inf.br. Acesso em: 21 mar. 2021.
SOUZA, Francisco das Chagas. Ditos e não-ditos das práticas éticas dos bibliotecários das melhores universidades de pesquisa do Brasil: evidências nos discursos dos portais das bibliotecas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 14., 2013, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: CCE/UFSC-ANCIB, 2013. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xivenancib/paper/viewFile/4308/3431. Acesso em: 26 out. 2021.
TARGINO, Maria das Graças. Ética profissional e o bibliotecário. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 20, n. 2, p. 259-272, jul./dez. 1996. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/46284. Acesso em: 26 out. 2021.
TARGINO, Maria das Graças. Olhares e fragmentos: cotidiano da Biblioteconomia e ciência da informação. Teresina: EDUFPI, 2006. p. 135-148.
TOMAÉL, Maria Inês; ZANINELLI, Thais Batista; PRADO, Maira; FEITOZA, Leonina; COSTA, Eliandro dos Santos; PALLISSER, Allyson. Práticas de inovação do Bibliotecário no Ambiente Virtual. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 83-112, abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p83. Acesso em: 28 out. 2021.
ZEA, Bernabé. Futuro de los profesionales de la información: nuevos productos conllevan nuevos roles. El profesional de la información, Barcelona, v. 15, n. 6, Nov./Dic. 2006. Disponível em: http://www.elprofesionaldelainformacion.com/contenidos/2006/noviembre/01.pdf. Acesso em: 30 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.