Percepções da disciplina de atuação e ética profissional na práxis do bibliotecário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n3p87

Palavras-chave:

Ética Profissional, Bibliotecário, Inovação Tecnológica, Educação Continuada

Resumo

Objetivo: Perceber como a disciplina de Atuação e Ética Profissional pode motivar uma formação ética para o mercado de trabalho.
Metodologia: A coleta de dados foi feita por meio de questionário dividido em duas partes: a primeira, sobre questões de aplicabilidade conceitual e metodológicas da disciplina, a segunda buscou compreender as perspectivas desses discentes após sua formatura.
Resultados: Os resultados se constituíram de depoimentos favoráveis à disciplina no tocante à metodologia empregada, além do alcance do ensino-aprendizado dos estudantes.
Conclusões: Os conteúdos apresentados de modo interdisciplinar, aos alunos da disciplina, são tidos na concepção da sala de aula como um laboratório de análise, um pré-ensaio profissional em que se provocam diálogos, questionamentos sobre a profissão.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente na Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Brasil.

Marciana Siqueira Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Brasil.

Déborah Monnise Conrado, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Brasil.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Costa, M. de F. O., Silva, M. S., & Conrado, D. M. (2024). Percepções da disciplina de atuação e ética profissional na práxis do bibliotecário. Informação@Profissões, 11(3), 87–105. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n3p87

Edição

Seção

Artigos