Avaliação de documentos em instituições públicas de Ensino Superior de Florianópolis – SC: panorama de uma década

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DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p48

Palavras-chave:

Avaliação de documentos, Arquivística, Instituições de ensino superior, Tabela de temporalidade de Documentos, Comissão permanente de avaliação de documentos

Resumo

A avaliação de documentos é uma atividade essencial da gestão documental, constituindo-se de uma função arquivística responsável em identificar valores para os documentos, visando estabelecer prazos de guarda e destinação para a documentação. As instituições de ensino também se vêem diante de problemas gerados pelo aumento contínuo de documentos, principalmente as instituições públicas. Desta forma, no ano de 2009, durante o Curso de Pós-Graduação a Distância Especialização Gestão em Arquivos, da Universidade Federal de Santa Maria, foi realizada uma pesquisa que teve como objetivo investigar as políticas de avaliação de documentos em instituições públicas de ensino superior de Florianópolis – SC. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, onde por meio de questionário, foram coletados os dados em três instituições de ensino. Dez anos depois, em 2019, o mesmo questionário foi aplicado novamente nas três instituições objeto da pesquisa, visando identificar as evoluções ocorridas no período.

 

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Biografia do Autor

Iuri Ianiski de Moura, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). 

Eliana Maria dos Santos Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Documentação: Arquivos e Bibliotecas em Entorno Digital pela Universidade Carlos III de Madrid. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

 

 

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Publicado

2020-05-22

Como Citar

Moura, I. I. de, & Bahia, E. M. dos S. (2020). Avaliação de documentos em instituições públicas de Ensino Superior de Florianópolis – SC: panorama de uma década. Informação@Profissões, 9(1), 48–69. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p48

Edição

Seção

Artigos