Necessidades informacionais dos usuários do Arquivo de Recursos Humanos da UFPB

Autores

  • Cacilene Toscano de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • José Washington de Morais Medeiros Universidade Federal da Paraíba (PPGOA/UFPB); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) https://orcid.org/0000-0002-7481-5902

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p65

Palavras-chave:

Estudos de usuários, Necessidades de informação, Arquivos, Sensemaking

Resumo

Introdução: As necessidades informacionais constituem uma temática importante para o estudo arquivístico, desvelando contextos teóricos e metodológicos complexos e fundamentais para entender o uso da informação. Em termos gerais, as necessidades informacionais surgem a partir dos papéis que o sujeito desempenha na vida social, emergindo situações concretas seja para a construção do conhecimento na ciência e/ou para a resolução de problemas cotidianos.
Objetivo: Analisar as necessidades informacionais dos usuários do Arquivo de Recursos Humanos (RH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa partiu da seguinte questão: como entender as necessidades informacionais dos usuários do arquivo? Com base nisso, o estudo sustentou a hipótese de que as necessidades informacionais dos usuários do arquivo da UFPB são atendidas de maneira satisfatória.
Metodologia: Utilizamos a pesquisa exploratória e a descritiva, o método quantitativo e o qualitativo, e um questionário misto.
Resultados e conclusões: mostram que grande parte dos usuários visita o arquivo periodicamente, concluindo o quanto é necessário se entender uma Arquivística cada vez mais situada no usuário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cacilene Toscano de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Especialista em Gestão de Documentos e Informações pela Faculdade Integrada AVM. Arquivista na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

José Washington de Morais Medeiros, Universidade Federal da Paraíba (PPGOA/UFPB); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Universidade Federal da Paraíba (PPGOA/UFPB).  Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB - Campus João Pessoa).  

Referências

BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n.2, p.168-184, maio/ago. 2007.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como desenvolver políticas de ação cultural e educativa em arquivos. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo. 2002. 39p. Projeto Como Fazer.

BETTIOL, Eugênia Maranhão. Necessidades de informação: uma revisão. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.18, n.1, p.59-69, jan./jun. 1990.

BOSCARIOLI, Clodis et al. Avaliação de usabilidade e avaliação SenseMaking da ferramenta RVQ-Tool. Disponível em: http://www.vision.ime.usp.br/~clodis/Patricia/paperIHCfinal1108.doc. Acesso em: 22 jun. 2009.

CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, v. I, 1999.

CHAGAS, Joseane; ARRUDA, Susana; BLATTMANN; Ursula. Interação do Usuário na Busca de Informações. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS,11., 2000. Florianópolis. Anais... Florianópolis. 2000. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/. Acesso em: 22 jun. 2009.

CHOO, Chun Wei. Como ficamos sabendo – um modelo de uso da informação. In: CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significados, construir conhecimentos e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003. Cap. 2, p. 63-120.

CUNHA, Murilo; AMARAL, S. A; DANTAS, E. B. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015. 464 p.

DERVIN, Brenda. From the mind’s eye of the user: the Sense-Making qualitative-quantitative methodology. In: GLAZIER, J. D.; POWELL R. R. (Org.). Qualitative research in information management, 1992. p. 61-84.

ESTIMA, Alfredo Ribeiro. Estudo de usuário do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. 2014. Monografia (Especialização em Gestão de Arquivos) – Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. Estudo de Necessidades de Informação: dos paradigmas tradicionais à abordagem do Sense-Making. 1997. Disponível em: http://www.eca.usp.br/nucleos/sense/textos/sumar.htm. Acesso em: 22 jun. 2009.

FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. Novos paradigmas e novos usuários de informação. Ciência da Informação, v. 25, n.2, 1995.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Paradigmas modernos da Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 1999.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Avaliações de coleções e Estudos de Usuários. Brasília: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1979.

JARDIM, José Maria; FONSECA, Maria Odila. Estudos de usuários em arquivos: em busca de um estado da arte. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.5,n.5, 2004. Disponível em: http://dgz.org.br/out04/Art_04.htm. Acesso em: 31 jul. 2009.

LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

MIRANDA, Silvânia. Como as necessidades de informação podem se relacionar com as competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v.35, n.3, p.99-114, set/dez. 2006.

PAIVA, Eliane Bezerra. Entre as normas e os desejos: a indexação de periódicos na Biblioteca Central da UFPB. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2002.

PINTO, Virgínia Bentes et al. “Netnografia”: uma abordagem para estudos de usuários no ciberespaço. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 9., 2007, Açores-Portugal. Anais... Lisboa: APBAD, 2007. p. 79-95.

RONCAGLIO, Cynthia; SZVARÇA, Décio Roberto; BOJANOSKI, Silvana de Fátima. Arquivos, Gestão de Documentos e Informação. Enc. BIBLI: R. Eletr. Bibl. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., jul.dez. 2004.

SANZ CASADO, Elías. Manual de estudios de usuarios. Madrid: Pirâmide, 1994.

WILSON, T. D. Tendências recentes nos estudos de usuários: pesquisa ação e métodos qualitativos. Universidade de Sheffield, 1980.

Downloads

Publicado

2018-10-14

Como Citar

Oliveira, C. T. de, & Medeiros, J. W. de M. (2018). Necessidades informacionais dos usuários do Arquivo de Recursos Humanos da UFPB. Informação@Profissões, 7(2), 65–94. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p65

Edição

Seção

Comunicações