A interação entre o bibliotecário e o leitor-ouvinte na contação de histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p213

Palavras-chave:

Bibliotecário, Contação de Histórias, Biblioteca Escolar

Resumo

Introdução: Este artigo é resultado de um trabalho de pesquisa bibliográfica, em que a Contação de histórias em biblioteca escolar é destacada como uma atividade cultural e pedagógica possível de ser desenvolvida no cotidiano da Biblioteca Escolar. 
Objetivo: Fomentar reflexões a respeito das ações que envolvem a leitura no espaço da biblioteca escolar, em especial, das narrativas de histórias realizadas pelos bibliotecários.
Metodologia: Método bibliográfico, tendo como base a literatura publicada em língua portuguesa.
Resultados: É de fundamental importância que os acadêmicos de Biblioteconomia e os bibliotecários participem de discussões acerca de práticas orais como forma de interação e acolhimento dos pequenos leitores no espaço da biblioteca.
Conclusões: Ainda há pouco envolvimento dos bibliotecários com as mais diversas narrativas, provavelmente porque a rotina de trabalho nas bibliotecas escolares ainda exige uma atuação maior desse profissional nos serviços administrativos e técnicos, ficando nas mãos dos professores a disseminação da literatura.

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Biografia do Autor

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Vera Jussara Burghi, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo na cidade de Santo Anastácio

Bibliotecária, atuando como analista sociocultural na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo na cidade de Santo Anastácio.

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Publicado

2015-02-28

Como Citar

BORTOLIN, Sueli; BURGHI, Vera Jussara. A interação entre o bibliotecário e o leitor-ouvinte na contação de histórias. Informação@Profissões, [S. l.], v. 3, n. 1-2, p. 213–226, 2015. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p213. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/21059. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicações