Educação de usuários e o desenvolvimento da competência informacional em escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p93

Palavras-chave:

Competência Informacional, Educação de Usuário, Biblioteca Escolar, Bibliotecário escolar

Resumo

Introdução: A Sociedade da Informação fez surgir novas demandas em relação à informação e principalmente novas competências para lidar com todo o fluxo informacional existente. Neste cenário de mudanças, se evidencia o papel da biblioteca escolar como elemento importante ao desenvolvimento das competências informacionais.
Objetivo: A pesquisa teve como objetivo verificar como os colégios públicos estaduais de Londrina e sua biblioteca desenvolvem a competência Informacional nos alunos.
Metodologia: Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório com a aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturada ao responsável pela biblioteca do colégio e para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo.
Resultados: Foi constatado que as bibliotecárias das escolas pesquisadas exercem seu papel educativo, embora uma delas em menor intensidade. Tal função ocorre por meio de ações que visam ao desenvolvimento de habilidades informacionais e de atitudes positivas relacionadas à informação e da contínua luta para integrar a biblioteca ao sistema escolar e da formação continuada visando o melhor atendimento aos usuários.
Conclusões: Embora não exista um programa institucional voltado ao desenvolvimento da competência informacional ambas as bibliotecas pesquisadas realizam ações voltadas para o desenvolvimento de atitudes, habilidades e entendimento de conceitos relacionados ao universo informacional por meio de atividades de leitura e, em menor grau, de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora Colaboradora da Universidade Estadual de Londrina

Mayra Cervigni Bonalumi, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, [197-?]. 225p.

BATISTA, Lisiane Ulguim. Ações de Educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre: estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Como desenvolver a Competência em Informação (CI): uma mediação integrada entre a biblioteca e a escola. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 11-14, out. 2008.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competências na era digital: desafios tangíveis para bibliotecários e educadores. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 2, p. 30-50, jun. 2005.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento Informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da informação) - Escola de Ciência da informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 248p.Tradução de: Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Editora FCI/UnB, 2012.

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Biblioteca escolar: relato de experiência. R. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 5, n. 5, 2000. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/349/413. Acesso em: 12 jun. 2013.

IFLA. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. Tradução de Neusa Dias Macedo. São Paulo: IFLA, 2000. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/manifest.htm. Acesso em: 15 jun. 2013.

IFLA. Diretrizes da IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. Tradução de Neusa Dias Macedo e Helena Gomes de Oliveira. São Paulo: IFLA, 2005. Disponível em: http://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/schoollibrary-guidelines/school-library-guidelines-pt_br.pdf>. Acesso em: 08 set. 2013.

MICHEL, Luciane. Competência informacional: um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

OTA, Maria Elizabete de Carvalho. Educação de usuários em bibliotecas universitárias brasileiras: revisão de literatura nacional. R. bras. Bibliotecon. e Doe., São Paulo, v. 23, n. 1/4, p. 38-57, jan./dez. 1990.

Downloads

Publicado

2015-02-25

Como Citar

CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman; BONALUMI, Mayra Cervigni. Educação de usuários e o desenvolvimento da competência informacional em escolas públicas. Informação@Profissões, [S. l.], v. 3, n. 1-2, p. 93–114, 2015. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p93. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/21011. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicações