A linguagem não verbal e a contação de histórias na perspectiva do projeto palavras andantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p66

Palavras-chave:

Hora do conto, Biblioteca escolar, Linguagem não verbal, Paralinguagem, Cinésica, Proxêmia

Resumo

Introdução: O presente artigo traz alguns dos resultados apresentados em uma monografia do Curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares da Universidade Estadual de Londrina.
Objetivo: Investigar qual é a percepção dos profissionais que realizam a Hora do Conto nas escolas do Município de Londrina, a respeito da importância da linguagem não verbal para a realização dessa atividade.
Metodologia: A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa, efetivada por meio de pesquisa exploratória e descritiva na qual foi aplicada um questionário aos sujeitos mencionados.
Resultados: Observou-se, entre outros aspectos, que a maioria dos contadores se vale, de forma intuitiva, de alguns dos aspectos da linguagem não verbal em suas ações. A importância acerca da proximidade e das configurações espaciais na Hora do Conto, entretanto, ainda não são suficientemente valorizadas pelos profissionais.
Conclusões: Por meio da pesquisa realizada, entende-se que, ao adquirirem conhecimento mais aprofundado de tal assunto, a qualidade da hora do conto melhorará significativamente. Nesse sentido, espera-se, com o estudo em pauta, contribuir para a reflexão dos contadores de histórias quanto à importância da linguagem não verbal na contação de histórias.

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Biografia do Autor

Rosane A. S. Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da (UEL).

Juliana Cristina Gonçalves Meirelles, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2015-02-25

Como Citar

LUNARDELLI, Rosane A. S.; MEIRELLES, Juliana Cristina Gonçalves. A linguagem não verbal e a contação de histórias na perspectiva do projeto palavras andantes. Informação@Profissões, [S. l.], v. 3, n. 1-2, p. 66–92, 2015. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p66. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/21010. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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Comunicações