Pesquisa escolar: percurso de ação rumo ao conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p21

Palavras-chave:

Biblioteca, Pesquisa, Ensino Fundamental, Bibliotecário

Resumo

Introdução: O presente trabalho busca apresentar a importância da biblioteca escolar, aprofundando-se as discussões já iniciadas sobre o tema. Ao mesmo tempo exibe a relevância da atuação do bibliotecário na busca da geração do conhecimento por meio da prática da pesquisa, da reflexão e da discussão.
Objetivo: Analisar por meio da literatura da área de ciência da informação, como o bibliotecário pode contribuir e incentivar a pesquisa na escola.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura científica relacionada à temática sobre a pesquisa escolar e ao trabalho do bibliotecário. Levantamento de relatos de pesquisa e relatos de experiência sobre ações desenvolvidas com o objetivo de promover o estímulo à pesquisa.
Resultados: Nos vários relatos de experiência e de pesquisa analisados durante a pesquisa percebeu-se que o trabalho só surtiu efeito ou foi conduzido de forma satisfatória quando nela estavam envolvidos vários agentes: professor, aluno, bibliotecário, etc.
Conclusões: Quando se aborda as relações existentes entre a pesquisa, o bibliotecário e o conhecimento, são reveladas inúmeras implicações, as quais, trazidas pelos relatos compilados, devem ser consideradas como elementos basilares para a compreensão da importância de se implementar, no âmbito das bibliotecas escolares, ações concretas de estímulo à competência informacional. 

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Biografia do Autor

Ana Cristina de Albuquerque, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorado em Ciência da Informação (2012) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Professora do curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Claudinéia Aparecida Bertin Borges, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela  Universidade Estadual de Londrina - UEL

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Publicado

2015-02-12

Como Citar

ALBUQUERQUE, Ana Cristina de; BORGES, Claudinéia Aparecida Bertin. Pesquisa escolar: percurso de ação rumo ao conhecimento. Informação@Profissões, [S. l.], v. 3, n. 1-2, p. 21–41, 2015. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/20520. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicações