Competência comunicativa: uma competência administrativa para o bibliotecário universitário contemporâneo; Competência comunicativa: una competência administrativa para el bibliotecario contemporaneo

Autores

  • Fabiana Menezes Santos da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Geni Chaves Fernandes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) https://orcid.org/0000-0002-6337-3918

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n2p119

Palavras-chave:

Competência administrativa, Competência comunicativa. Formação do bibliotecário, Jürgen Habermas, Niklas Luhmann

Resumo

Introdução: Nesta pesquisa indaga-se sobre competências administrativas que permitam aos bibliotecários gerenciarem suas bibliotecas nas atuais sociedades complexas, considerando-se que a própria Ciência Administrativa tem renovado seus aportes teóricos a fim de contemplar estruturas organizacionais mais flexíveis e participativas em seus arranjos e decisões.
Objetivo: Propor a competência comunicativa como elemento fundamental da competência administrativa de bibliotecários na contemporaneidade.
Metodologia: Revisão de literatura sobre os modos de gestão e as competências em administração de bibliotecários brasileiros e suas origens. Exame da literatura das alternativas administrativas, baseadas nas teorias de Habermas e Luhmann, que pretendem contemplar modos de gestão em sociedades complexas.
Resultados: Identificam-se limitações nas competências administrativas dos bibliotecários, ainda muito alicerçadas na emergência das bibliotecas públicas do século XIX, quando a formação de bibliotecários tomou o caminho de um saber técnico para o tratamento documental, que hoje precariza suas habilidades administrativas. Dentre as habilidades administrativas para re-configurar bibliotecas contemporâneas se destaca, como um primeiro resultado desta pesquisa, a competência comunicacional, própria de uma Administração Discursiva, capaz de abrir espaços argumentativos para uma reconstrução racional e consensual de modelo de biblioteca próprio às sociedades complexas.
Conclusões: Os esforços para garantir competência administrativa do bibliotecário devem incluir sua competência comunicativa como habilidade indispensável para formulação de novos modelos de bibliotecas em sociedades complexas.

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Biografia do Autor

Fabiana Menezes Santos da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Bibliotecária da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Geni Chaves Fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Ciência da Informação Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Professora Adjunta da UNIRIO

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Pós-doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Pesquisador adjunto do IBICT.

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Publicado

2013-12-15

Como Citar

SILVA, Fabiana Menezes Santos da; FERNANDES, Geni Chaves; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de. Competência comunicativa: uma competência administrativa para o bibliotecário universitário contemporâneo; Competência comunicativa: una competência administrativa para el bibliotecario contemporaneo. Informação@Profissões, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 119–133, 2013. DOI: 10.5433/2317-4390.2013v2n2p119. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17205. Acesso em: 17 dez. 2024.

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