A Competência comunicativa na administração discursiva de organizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n1p03

Palavras-chave:

Administração discursiva, Competência Comunicativa, Aprendizagem, Reconstrução Racional

Resumo

Introdução: Discute-se a abordagem discursiva da administração das organizações, uma ciência que é embasada em escolhas racionais de fins e de meios, mas que pode (e deve) ter elementos de crítica.  
Objetivos:
Desenvolver uma abordagem discursiva da administração para, adiante de deslocar os fundamentos teóricos, também construir referências para uma gestão humanista e eficaz.
Metodologia:
Parte-se do contraponto metodológico entre a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas e a Teoria de Sistemas de Luhmann para evidenciar o potencial do discurso dos participantes dos sistemas entre si e com o entorno.
Resultados:
Evidencia-se as possibilidades do agir comunicativo dentro dos sistemas através da linguagem e da argumentação e, notadamente, a problematização e a aprendizagem nas organizações que compõe a competência comunicativa. Para a argumentação é necessário vontade e intencionalidade, mas também a competência comunicativa, que possibilitam a reconstrução racional necessária ao desenvolvimento da administração discursiva. 
Conclusões:
aprofundamos a discussão da administração discursiva e identificamos saídas reconstrutivas para essa prática em prol da humanização das organizações. A competência discursiva fundamenta-se no uso da linguagem e na comunicação que cria vínculos mediante entendimento e acordos e firma o discurso como uma forma especial de interação. A competência comunicativa integra linguagem, gestos e ritualidade.

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Biografia do Autor

Clovis Ricardo Montenegro de Lima, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBICT)

Doutor em Administração e Doutor em Ciência da Informação. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBICT)

Fernanda Kempner-Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Faculdade Capivari.

Helen Fischer Günther, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora e Pesquisadora na Unisul, Faculdade Tecnológica Senac.

José Rodolfo Tenório de Lima, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor assistente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2018-06-09

Como Citar

LIMA, Clovis Ricardo Montenegro de; KEMPNER-MOREIRA, Fernanda; GÜNTHER, Helen Fischer; LIMA, José Rodolfo Tenório de. A Competência comunicativa na administração discursiva de organizações. Informação@Profissões, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 03–30, 2018. DOI: 10.5433/2317-4390.2018v7n1p03. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33601. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicações

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