Habermas na literatura de Ciência da Informação: investigação das publicações na “Library and Information Science Abstracts” (LISA); Habermas en la literatura de la Ciencia de la Información: publicaciones de investigación...
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n2p158Palavras-chave:
Habermas, Ciência da informação, Library and information science abstractsResumo
Introdução: Neste trabalho são apresentadas questões relativas a Jürgen Habermas na literatura de Ciência da Informação, com ênfase na discussão sobre a relação entre informação e linguagem e com a identificação dos principais assuntos da informação encontrados.
Objetivo: Apresentar a utilização de Habermas na Literatura de Ciência da Informação.
Metodologia: Pesquisa dos textos publicados na Library and Information Science Abstracts.
Resultados: Indicaram a utilização e influência de Jürgen Habermas na Ciência da Informação; com ênfase na “Teoria do Agir Comunicativo” e no conceito de “Esfera Pública”.
Conclusões: Jürgen Habermas pode fornecer referências teóricas e metodológicas para estudos e pesquisas em Ciência da Informação, especialmente aqueles que demandam visões críticas ou inovadoras.
Downloads
Referências
BRASIL. Buscar Base. Brasília, 2013. Disponível em: http://zip.net/bllwMJ. Acesso em: 28 ago. 2013.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO. Tabela de áreas do conhecimento. Brasília. Disponível em: http://www.cnpq.br/documents/10157/186158/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf. Acesso em: 28 ago. 2013.
GONZÁLEZ DE GOMÉZ, Maria Nélida. Habermas, informação e argumentação. In: PINZANI, Alessandro; LIMA, Clóvis Montenegro de; DUTRA, Delamar V. O pensamento vivo de Habermas: uma visão interdisciplinar. Florianópolis: NEFIPO, 2009. p. 115-138.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. 2. v.
HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa II: racionalidad de la acción y racionalización social. Madri: Taurus, 1987.
HABERMAS, Jürgen. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. São Paulo: Loyola, 2004.
LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de; GONZÁLEZ DE GOMÉZ, Maria Nélida. Habermas, informação e argumentação. Linguagem, informação e novas dinâmicas sociais contemporâneas. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 153-154, set. 2010.
PINZANI, Alessandro. Habermas. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VIZEU, Fábio. Ação comunicativa e estudos organizacionais. RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n. 4, dez. 2005. Disponível em: https://bit.ly/3BHMlF2. Acesso em: 18 nov. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.