Administração discursiva: uma nova perspectiva para as bibliotecas universitárias brasileiras; Discurso de la gestión: una nueva perspectiva para las bibliotecas de las universidades brasileñas

Autores

  • Simone Faury Dib Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n2p92

Resumo

Introdução: Neste artigo é apresentada visão geral sobre as bibliotecas universitárias na sociedade contemporânea, abordados os pressupostos básicos relacionados à administração discursiva e reveladas as formas de administração utilizadas nessas bibliotecas, divulgadas no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU).

Objetivo: Embasar a proposta de administração discursiva nas bibliotecas universitárias brasileiras, como alternativa às formas vigentes.

Metodologia: Investigação das formas de administração utilizadas nas bibliotecas universitárias brasileiras, na sociedade contemporânea, divulgadas no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias.

Resultados: Apresenta diretrizes gerais para adoção da administração discursiva nas bibliotecas universitárias.

Conclusões: A administração discursiva constitui-se em alternativa possível e interessante, coerente com as demandas da sociedade contemporânea e que pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas, a racionalização dos processos organizacionais, a aprendizagem e a inovação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Faury Dib, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Mestre em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Bibliotecária da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Pós-doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Pesquisador adjunto do IBICT.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

Dib, S. F., & Lima, C. R. M. de. (2013). Administração discursiva: uma nova perspectiva para as bibliotecas universitárias brasileiras; Discurso de la gestión: una nueva perspectiva para las bibliotecas de las universidades brasileñas. Informação@Profissões, 2(2), 92–118. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n2p92

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>