A representação da informação no âmbito das instituições de ensino superior: em foco os relatórios finais da Assessoria de Estatística do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n1p39

Palavras-chave:

Organização e representação da informação, Ciência da informação, Relatório técnico-científico

Resumo

Introdução: Os relatórios Técnico-Científicos, constituem-se em fontes de informações de considerável relevância, quer seja para fins imediatos, quer seja para a preservação da memória.
Objetivo: Identificar procedimentos característicos da Ciência da Informação que possam contribuir para a elaboração de Relatórios Técnico-Científicos e mais especificamente aqueles gerados no âmbito do Projeto de Extensão da “Assessoria de Estatística” ofertado pelo Departamento de Estatística (DSTA)do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Universidade Estadual de Londrina.
Metodologia: Foi realizada pesquisa bibliográfica em fontes nacionais e internacionais,  sem limite de período, aliada à pesquisa documental propriamente dita nos Relatórios Finais produzidos nos últimos três anos.
Resultados: Os resultados obtidos confirmaram a hipótese inicial de que os procedimentos consagrados pela Ciência da Informação e mais especificamente da Análise Documentária, contribuem efetivamente para a elaboração de um roteiro voltado à produção dos relatórios Técnico-Científicos.
Conclusões: O estudo realizado, ao apresentar diretrizes básicas para redação do documento, propõem um roteiro, baseado em procedimentos da Análise Documentária, que possibilitará o registro das informações de forma clara e coerente.

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Biografia do Autor

Neila Celia Soares, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Gestão da Informação, Técnica em Assuntos Universitários atuando no Ambulatório do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Londrina.

Rosane Suely Álvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2013-08-26

Como Citar

SOARES, Neila Celia; LUNARDELLI, Rosane Suely Álvares. A representação da informação no âmbito das instituições de ensino superior: em foco os relatórios finais da Assessoria de Estatística do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina. Informação@Profissões, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 39–59, 2013. DOI: 10.5433/2317-4390.2013v2n1p39. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/16083. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicações